DOAR AGORA

Divulgada lista de projetos apoiados pelo edital “Povos Indígenas em Resistência”

Divulgada lista de projetos apoiados pelo edital “Povos Indígenas em Resistência”
22 de junho de 2022 fld

Ao todo, cinco iniciativas de organizações indígenas foram selecionadas no edital Povos Indígenas em Resistência: apoio a projetos de fortalecimento de organizações indígenas. Os projetos são de organizações da região Sul, Rondônia e sul do Amazonas.

O edital vincula-se ao projeto “Moviracá: direito à terra indígena”, executado pela Fundação Luterana de Diaconia-Conselho de Missão entre Povos Indígenas (FLD-COMIN), apoiado pela União Europeia. Com apoio do Programa de Pequenos Projetos (PPP), o edital objetiva contribuir para a resistência indígena nacional, através do fortalecimento das organizações indígenas, na defesa de seus direitos constitucionais e no enfrentamento às violências e violações que atingem os povos indígenas.

As organizações apoiadas ainda participarão de oficinas sobre gestão coletiva de projetos e de comunicação, previstas para o segundo semestre de 2022 e em 2023, em local a ser definido.

FIQUE DE OLHO: as iniciativas selecionadas receberão até a próxima semana um e-mail de aprovação do projeto, com mais informações sobre o apoio.

Lista dos projetos apoiados no Edital Povos Indígenas em Resistência

1. ARPINSUL – Fortalecendo as bases para luta, Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul – ARPINSUL

2. Caravana das Originárias – Região Sul e Rondônia, Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade – ANMIGA

3. Fortalecendo nossas bases, nosso nhandereko e protegendo nossas terras nhanhemombraete, nhamombaraete nhandereko nhande yvvy jaepy aguã – Comissão Guarani Yvyrupa – CGY

4. Mulheres Indígenas Unidas, Fortalecidas e Empoderadas, Associação das Guerreiras Indígenas de Rondônia – AGIR

5. Resistimos para fazer a diferença, Organização dos Povos Indígenas Apurinã e Jamamadi – OPIAJ

Esta ação é uma parceria entre FLD-COMIN e movimento indígena, com financiamento da União Europeia.