DOAR AGORA

Cooperativas dão início a Planejamento Estratégico Participativo

Cooperativas dão início a Planejamento Estratégico Participativo
3 de maio de 2016 zweiarts

A equipe do projeto Mulher Catadora é Mulher que Luta ministrou, entre os meses de fevereiro e abril, oficinas de Planejamento Estratégico Participativo (PEP) em cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis, na região do Vale do Rio Pardo, do Vale do Sinos e região metropolitana de Porto Alegre.

O PEP é realizado em dois momentos (PEP 1 e PEP 2), com a participação de todas e de todos integrantes da cooperativa. A primeira oficina busca identificar os problemas que o empreendimento possui e organizá-los em uma árvore de encadeamento lógico. A segunda oficina parte do levantamento da primeira e aponta os resultados esperados. Cada resultado esperado exige um planejamento, utilizando-se a dinâmica dos cinco dedos (o que, como, quem, quando e onde) para orientar o grupo sobre como alcançar os objetivos propostos.

A aplicação da metodologia nas diversas cooperativas e associações aponta que, apesar de características e contextos diferentes, muitos dos problemas identificados são semelhantes. Entre os mais citados estão a falta de estrutura adequada, os altos custos de manutenção e a dificuldade de diálogo com o poder público municipal.

Desde o início de 2016, foram realizadas 14 oficinas – sete de PEP 1 e sete de PEP 2 –. Do PEP 1 participaram 114 pessoas, destas 73 mulheres e 41 homens, integrantes da Associação de Reciclagem Santa Rita (Arsari), Gravataí; Associação dos Classificadores de Resíduos Recicláveis (Acrer), Cachoeirinha; Cooperativa Popular de Reciclagem de Sapucaia do Sul (Cooprevive); e Cooperativa Viamonense de Catadores e Recicladores Ltda. (Coovir), Viamão.

Do PEP 2 participaram 73 mulheres e 38 homens, da Associação de Reciclagem Santa Rita (Arsari), Gravataí; Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Rio Pardo (Cocamarp), em Rio Pardo; Cooperativa dos Recicladores e Catadores do Município de São Leopoldo (Uniciclar), São Leopoldo; Cooperativa dos Trabalhadores Recicladores de Esteio (Cootre), Esteio; Cooperativa Mista de Coleta e Reciclagem de Encruzilhada do Sul (Coomcreal), Encruzilhada do Sul; Cooperativa Recicladores Solidários em Defesa do Meio Ambiente (Cocari), Cachoeira do Sul; e Renascer, Canoas.