DOAR AGORA

ACLAN e FLD promovem primeira edição da Campanha de Educação Ambiental

ACLAN e FLD promovem primeira edição da Campanha de Educação Ambiental
12 de maio de 2017 zweiarts

No dia 27 de abril, foi realizada no centro de Uruguaiana (RS), na Praça Barão do Rio Branco, a primeira edição da Campanha de Educação Ambiental do projeto Mulher Catadora é Mulher que Luta. O evento foi promovido pela ACLAN (Associação de Catadoras e Catadores Amigos da Natureza) e pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD), com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da sua Secretaria de Meio Ambiente.

Atividades interativas e banners explicativos mostraram o Ciclo dos Recicláveis – também chamado de caminho dos resíduos sólidos –. Integrantes da ACLAN e técnicos da FLD mostraram como funciona o trabalho da Coleta Seletiva Solidária no município, lembrando que a contratação de associações e cooperativas de catadoras e de catadores pelo Poder Público é determinada pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). As atividades finalizaram com a apresentação do vídeo Catadora e catador, eu respeito!, produzido em Uruguaiana.

Cerca de 350 pessoas que circulavam pelo centro participaram do evento, além de 160 crianças vindas de quatro escolas. “A gente tem que respeitar o município e reciclar as coisas”, disse Tainá Xavier de Lima, de oito anos. “Aprendi que a gente pode pegar algumas coisas que não usa mais e colocar fora de casa, que tem pessoas que pegam e usam de novo”, explicou Caterine Scherer, também oito anos.

De acordo com a coordenadora do projeto, a assessora de projetos da FLD, Marluí Tellier, “a ação quer provocar o público, para que se envolva concretamente com a questão da separação de resíduos, entenda os impactos do seu compromisso – ou não – pela limpeza da cidade e pela preservação ambiental e também entenda o papel de catadoras e catadores, que ainda sofrem muito preconceito”.

A campanha recebeu grande visibilidade depois de ter sido destaque no programa Bom Dia Rio Grande, da RBS TV, no dia 3 de maio, emissora de maior alcance no estado.

O projeto Mulher Catadora é Mulher que Luta é executado pela FLD, em parceria com o MNCR, e recebe financiamento da União Europeia.