DOAR AGORA

Enfrentamento de desafios é assumido conjuntamente por coletivo

Enfrentamento de desafios é assumido conjuntamente por coletivo
20 de março de 2018 zweiarts

As oficinas de Planejamento Estratégico Participativo (PEP), realizadas a partir do projeto Mulher Catadora é Mulher que Luta, tiveram a participação de 259 mulheres e 150 homens, integrantes de 24 cooperativas e associações do Rio Grande do Sul. A partir destas oficinas, foram elaborados planos de gestão para as cooperativas e associações.

A metodologia do PEP prevê a realização, com a participação de todas as cooperadas e os cooperados, de dois encontros. O primeiro objetiva identificar problemas que os empreendimentos vivenciam e organizá-los em uma árvore de encadeamento lógico. O segundo, parte do levantamento do primeiro e aponta os resultados esperados pelo grupo. Cada resultado esperado exige um planejamento e, para isso, utiliza-se a dinâmica dos cinco dedos – o quê, como, quem, quando e onde –, para alcançar os objetivos propostos.

Após a realização das duas oficinas de planejamento foram elaborados planos de gestão, sintetizando as discussões apresentadas por cada cooperada e cooperado. A partir daí, construiu-se um consenso coletivo sobre as dificuldades e suas respectivas soluções, dividindo tarefas para enfrentar e superar os problemas