DOAR AGORA

Declaração conjunta: ação urgente necessária para prevenir o COVID-19

Declaração conjunta: ação urgente necessária para prevenir o COVID-19
1 de abril de 2020 fld

O vírus COVID-19 apresenta ao mundo uma série de desafios humanitários, financeiros, sociais e políticos. Ele interrompe vidas, economias e agrava os problemas estruturais em muitas partes do mundo, incluindo o sistema humanitário que já está sobrecarregado com demais crises existentes.

Por isso, a declaração conjunta assinada por Religions for Peace e Actalliance, publicada em 26 de março, chama as pessoas de fé a participar da luta contra a pandemia, entendendo o quão sofrido pode ser estarmos afastadas dos nossos espaços de comunhão.

“Sim, dói-nos não participar da oração em nossos locais de culto. É particularmente doloroso durante esses meses do ano para várias de nossas tradições de fé que geralmente celebravam ocasiões religiosas centrais. Mas colocar em risco a vida de nossos entes queridos e de nossas comunidades em geral, reunindo-se em grande número, não é um ato de adoração”.

A carta também ressalta a importância de manter reuniões físicas canceladas e investir em novas experiências de compromisso, comunidade e conexão. “Este é o momento de mostrar que a fé faz parte de ações preventivas e proativas para proteger um ao outro em todos os cantos do mundo”.