Ciclo da Violência Doméstica

Ciclo da Violência Doméstica

As ilustrações são de uso exclusivo da metodologia Nem Tão Doce Lar – direitos autorais cedidos pelo autor/ilustrador Laércio Cubas Jr à Fundação Luterana de Diaconia (FLD).

O chamado Ciclo da Violência Doméstica funciona geralmente como um sistema circular ou espiral e apresenta três fases:

  1. Aumento de tensão: as tensões acumuladas, que se transformam em injúrias e ameaças, criam uma sensação de perigo iminente.
  2. Ataque violento: o agressor maltrata física e psicologicamente a vítima; estes maus-tratos tendem a oscilar na sua frequência e intensidade, podendo se manifestar por meio de agressões verbais e físicas.
  3. Lua de mel: também denominada de apaziguamento, nessa etapa o agressor envolve a pessoa violentada com suposto carinho e atenções, desculpando-se pelas agressões e prometendo mudanças definitivas

“A própria dinâmica da violência doméstica, que costuma se repetir e se tornar cada vez mais grave e frequente, pode minar a capacidade de reação da mulher. A isso se associam outros fatores, como a falta de apoio, de informação e conhecimento sobre seus direitos, a dependência afetiva e econômica e a fragilidade das redes de atendimento e apoio”. **

Fontes:

*Ciclo da Violência Doméstica. Disponível em: apav.pt/vd

** Violência doméstica e familiar. Disponível em: dossies.agenciapatriciagalvao.org.br

 

 

VEJA MAIS