Mulheres e Meninas são as principais vítimas de tráfico humano

Mulheres e Meninas são as principais vítimas de tráfico humano

As ilustrações são de uso exclusivo da metodologia Nem Tão Doce Lar – direitos autorais cedidos pelo autor/ilustrador Laércio Cubas Jr à Fundação Luterana de Diaconia (FLD).

O tráfico de pessoas é, em todo o mundo, o terceiro negócio ilícito mais rentável, logo depois das drogas e das armas. O tráfico humano consiste em transferir e reter uma pessoa, através da força ou da coerção, a fim de explorá-la para fins sexuais, trabalhos forçados e outras atividades.

Segundo o Relatório Global sobre o Tráfico de Pessoas, elaborado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC):

  • 70% das vítimas globais de tráfico humano são mulheres;
  • Quase metade das vítimas totais são mulheres adultas (49%), enquanto as menores de idade representam 23% e seu número está crescendo;
  • Entre as crianças e adolescentes também existem diferenças por gênero: 72% das meninas são exploradas sexualmente e 21% são submetidas a trabalhos forçados.  50% dos meninos sofrem com a escravidão e 27% são explorados sexualmente.
  • Enquanto a maioria das vítimas de exploração sexual é do sexo feminino, os homens formam o maior grupo nos casos de trabalho forçado.

* Tráfico de pessoas: como é feito no Brasil e no mundo? Disponível em: politize.com.br

** ONU: 70% das vítimas globais de tráfico humano são mulheres. Disponível em: exame.abril.com.br

Fonte: 71% das vítimas de tráfico humano são mulheres e meninas. Disponível em: observatorio3setor.org.br

 

 

VEJA MAIS