Violência Psicológica

Violência Psicológica

As ilustrações são de uso exclusivo da metodologia Nem Tão Doce Lar – direitos autorais cedidos pelo autor/ilustrador Laércio Cubas Jr à Fundação Luterana de Diaconia (FLD).

É qualquer conduta que cause à mulher dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões.

É uma das violências mais comuns e mais difíceis de serem detectadas pelas vítimas, porém o dano psicológico costuma ser devastador. Muitas mulheres não denunciam seus companheiros porque não entendem que estão sofrendo um tipo muito comum de violência. Infelizmente, trata-se de um problema cultural gravíssimo decorrente do machismo estrutural, colocando as mulheres em situação de vulnerabilidade e adoecimento psíquico.

Exemplos deste tipo de violência são: humilhar, desvalorizar, debochar publicamente, ameaçar, distorcer fatos, manipular e omitir situações para deixar a vítima em dúvida sobre sua memória e sanidade.

– 21,8% (12,5 milhões) de mulheres foram vítimas de ofensa verbal, como insulto, humilhação ou xingamento;

– 3,9% (1,7 milhão) foram ameaçadas com faca ou arma de fogo;

– Sistema integrado de atendimento à mulher recebeu 3209 denúncias de violência psicológica;

Pesquisa Visível e Invisível: A vitimização de mulheres no Brasil – 2 ª Edição (Datafolha/FBSP 2019). Disponível em: dossies.agenciapatriciagalvao.org.br

Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Balanço anual 2018: Ligue 180 recebe mais de 92 mil denúncias de violações contra mulheres. Disponível em: mdh.gov.br

Violência contra a mulher: quais são os tipos e como denunciar. Disponível em: mulheresbemresolvidas.com.br

 

 

VEJA MAIS