Um sucesso de público na Feira de Economia Popular Solidária que ocorre no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre (RS), desde segunda-feira (2). Segundo a coordenação do evento, mais de 4 mil pessoas por dia já visitaram os estandes de expositores de 37 municípios. “O público superou a nossa expectativa”, celebrou Maribel Kauffmann, uma das organizadoras.
Considerada uma das maiores edições desde o começo do projeto, há 21 anos, a Feira termina no sábado, dia 7. Produtos diversificados que vão desde bordados, produtos com materiais recicláveis à alimentação podem ser encontrados por lá das 8h30 às 20h até sexta-feira e no sábado até as 18h. Participam da feira empreendimentos da Economia Solidária que integram a Rede de Comércio Justo e Solidário da Fundação Luterana de Diaconia (FLD).
Para a artesã Zu Cunha, que há 20 anos participa do coletivo de Economia Solidária, a feira é um “projeto maravilhoso, oferece uma ótima infraestrutura, dá possibilidades para todos que precisam expor seus trabalhos”, comentou.
A realização da feira – que movimenta 475 expositores, representando 1.958 famílias urbanas e rurais do Estado – é da Avesol, Unisol RS, Rede ITCPs RS, Fetraf/RS, Fórum Gaúcho de Economia Popular Solidária, Fóruns Regionais (Central, Noroeste Colonial, Metropolitano, Passo Fundo, Serra). Os apoiadores são a Avesol, Cáritas RS, que também é promotora do evento; Patuá Comunicação Solidária, FLD e Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
O que é
Economia Popular Solidária é um conjunto de práticas – de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito – organizadas sob a forma de autogestão. Geralmente formam redes de cooperação, que busca ordenar a produção, consumo e distribuição de bens e valores centrada no coletivo social e não no capital. Em resumo, é um modelo de geração de renda que busca o desenvolvimento de seus participantes de forma sustentável, promovendo o cuidado com o meio ambiente.
Serviço:
21ª Feira Estadual de Economia Popular Solidária do RS
Quando: de 2 a 7 de dezembro
Onde: Largo Glênio Peres – Centro Histórico de Porto Alegre
Horário: De segunda à sexta das 8h30 às 20h e sábado das 8h30 às 18h.
Fonte: rs.caritas.org.br / Fotos: Cátia Chagas/Comunicação Cáritas RS