DOAR AGORA

Participantes avaliam seminário de preparação a emergências

Participantes avaliam seminário de preparação a emergências
5 de dezembro de 2011 zweiarts

O Seminário de Capacitação em Preparação e Resposta a Emergências foi promovido pela Fundação Luterana de Diaconia a partir da sua nova área de atuação em resposta a emergências e do seu vínculo com a Aliança ACT. De acordo com o secretário executivo Carlos Gilberto Bock, “queremos que a FLD possa auxiliar os sínodos e as comunidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) em processos de capacitação e prevenção a emergências e na assessoria em situações de desastres”.

O encontro, que aconteceu de 28 a 30 de novembro, em São Leopoldo (RS), reuniu 12 pastores sinodais da IECLB, além de lideranças e representantes dos 18 sínodos da igreja. Seguem algumas avaliações sobre o seminário:

“Mais do que oportuno, a realização do seminário foi muito pertinente, uma vez que aconteceu a partir de tragédias enfrentadas por comunidades, paróquias e sínodos. Vi com grande satisfação que 12 pastores sinodais estavam presentes, junto com outras lideranças de outros sínodos.

A construção de um mecanismo de ação, com procedimentos sistematizados, com certeza vai facilitar a tomada de decisões e orientar sobre o que fazer em momentos difíceis e trágicos, como vivemos mais recentemente em Rio do Sul e Joinville e no início do ano na região serrana do Rio de Janeiro e em São Lourenço do Sul. A proposta do seminário é profética, pois estamos olhando para frente, nos antecipando, e não simplesmente esperando os desastres acontecerem.

O papel da Fundação Luterana de Diaconia, como membro da Aliança ACT de resposta a emergências, é de grande importância nesse processo, assim como o papel das comunidades, paróquias e sínodos da nossa igreja.”

Pastor presidente da IECLB Dr. Nestor Friedrich

“O valor: tomar conhecimento, empoderar-se do que está acontecendo no mundo nas questões climáticas, suas implicações, e quais ações para a efetiva prevenção. Ainda, ouvir testemunhos de como as nossas comunidades que foram atingidas pelos desastres conseguiram se organizar. Enfim, aprender com a experiência daqueles que se envolveram nas ações de ajuda.

Levo: a certeza que podemos ajudar a minimizar os riscos e de que a Fundação Luterana de Diaconia é parceira e facilitadora de ações concretas, junto com as nossas comunidades.

O Sínodo Amazônia quer ser agente de transformação e ferramenta interrelacional entre a FLD e as comunidades, bem como promover o trabalho desenvolvido pela igreja nesta área. Estamos juntos na construção de meios de ação e instrumentos a serviço da vida. Como sínodo, queremos, a partir do nosso contexto, motivar o debate e a reflexão permanente sobre a diaconia e ações locais de prevenção a desastres e de ajuda humanitária.”

Pastor sinodal Mauri Magedanz, Sínodo da Amazônia

“O seminário está sendo uma oportunidade singular para troca de experiências entre sínodos e paróquias que enfrentaram catástrofes e situações de emergência.  Lideranças sinodais, voluntários e pessoas que foram vitimadas lembraram acontecimentos traumáticos, compartilharam sentimentos e caminhos de ajuda que foram seguidos pela Igreja. Especialista da Federação Luterana Mundial em atendimento de emergência trouxe grande contribuição e, juntos, estamos propondo diretrizes e encaminhamentos práticos que a IECLB deveria adotar para prevenção e atendimento em situações de emergência.

A Fundação Luterana de Diaconia, promotora do seminário, dá um grande passo para firmar a imagem da IECLB como Igreja que ajuda e para preparar sínodos e Paróquias para a tarefa diaconal.”

Pastor sinodal Breno Willrich, Sínodo Vale do Itajaí

“A realização desta capacitação coloca a IECLB, através da FLD, como protagonista e inovadora, no sentido de capacitar para que nos momentos de crises e desestruturação frente aos desastres naturais, as ações movidas pela fé sejam norteadas por códigos de conduta, ética e responsabilidade perante os/as outros/as. Responder a emergências e atuar na ajuda humanitária é uma forma visível de a IECLB mostrar à sociedade a qualidade do seu trabalho diaconal.”

Marliza Melaine Schwingel, Diretoria executiva da FLD

“O Seminário de Capacitação em Preparação e Resposta a Emergências foi oportuno e muito bem conduzido. As mudanças climáticas pedem que, como Igreja, estejamos mais preparados para o exercício de uma solidariedade eficiente. Naturalmente, um desafio que temos pela frente será de fazer chegar aos sínodos e às comunidades o que encaminhamos, considerando a variedade de contextos deste imenso país.”

Pastor sinodal Nilo Christmann, Sínodo Mato Grosso

“Sabemos que a igreja tem como um dos seus tesouros o cuidar das pessoas nas suas necessidades emocionais e espirituais. Penso, então, que ela tem muito com ajudar em situações de emergência. Entretanto, é preciso aprender mais para darmos passos na direção de uma organização mais eficar para, assim, de fato, conseguirmos ajudar. Ainda não estamos preparados nem emocionalmente e nem no que se refere às questões práticas necessárias para enfrentar possíveis desastres.

Outro ponto muito válido é que encontros como estes possibilitam também aos sínodos presentes o despertar para a necessidade de um trabalho diaconal permanente.”

Pastora Sonja Hendrich Jauregui, conselheira da FLD, Sínodo Planalto Rio-grandense