DOAR AGORA

Aliança ACT pede empenho ao governo brasileiro na COP18

Aliança ACT pede empenho ao governo brasileiro na COP18
29 de novembro de 2012 zweiarts

Os membros da Aliança ACT no Brasil – Fundação Luterana de Diaconia, Diaconia de Recife, Koinonia, Coordenadoria Ecumênica de Serviço, Christian Aid, Ajuda da Igreja Norueguesa e CLAI Brasil –, encaminharam correspondência para a ministra brasileira do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, solicitando empenho especial na Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – COP 18, no Catar. A carta é assinada pelo secretário executivo de ACT, John Nduna.

“Dirijo-me a Vossa Excelentíssima, em nome dos membros da Aliança ACT, pedindo-lhe para garantir que o seu governo faça o máximo para que a COP 18, Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, no Catar, seja um marco que permita que a comunidade internacional enfrente as mudanças climáticas de maneira eficaz’, escreve Nduna.

As temperaturas globais estão aumentando e as mudanças climáticas já são realidade em muitas partes do mundo. Este ano, graves secas resultaram no aumento dos preços dos alimentos no mercado global e comprometeram a segurança alimentar em países mais vulneráveis. Em outros países, fortes chuvas e inundações têm desafiado comunidades, ameaçando o seu sustento.

Vemos necessidade crescente de uma liderança política ética e atuante frente ao aumento destas questões. Assim, conclamamos o seu Governo para usar as oportunidades oferecidas pela COP 18 e pressionar o avanço das negociações internacionais sobre o clima”, alertou ainda o secretário executivo de ACT.

A COP 18 está sendo realizada em Doha, no Catar, de 26 de novembro a 7 de dezembro, reunindo especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil organizada de quase 200 países. O objetivo é definir novos compromissos além do Protocolo de Kyoto (que expira em 31 de dezembro), no sentido de que haja uma redução significativa das emissões dos gases de efeito estufa. As enchentes e secas extremas que têm afetado várias regiões no mundo e os fenômenos naturais, como maremotos, cada vez mais frequentes, voltam a ocupar o centro das preocupações.

Você tambem pode mandar mensagens para a ministra do Meio Ambiente, através do email gm@mma.gov.br. 

A Aliança ACT é uma rede de mais dea 130 igrejas e organizações vinculadas a igrejas, que trabalham nas áreas de ajuda humanitária, desenvolvimento e incidência política em mais de 140 países. 


Foto: Sidney Traynham, coordenador de Comunicação da Federação Luterana Mundial na COP18.