DOAR AGORA

Articulação Pacari recebe prêmio internacional durante Cúpula dos Povos

Articulação Pacari recebe prêmio internacional durante Cúpula dos Povos
30 de junho de 2012 zweiarts

A FLD prestigiou, no dia 20 de junho, durante a Cúpula dos Povos/Rio+20 (RJ), a cerimônia de entrega do Prêmio Equatorial 2012 oferecido pelo Programa de Desenvolvimento da Organizações das Nações Unidas (ONU), em conjunto com governos, sociedade civil, empresas e organizações comunitárias.

A Articulação Pacari, que recentemente teve projeto apoiado pela FLD, foi a única experiência brasileira vencedora e também escolhida entre as 10 melhores iniciativas – dentre as 25 vencedoras.

A Iniciativa Equatorial tem por objetivo investir em soluções locais de desenvolvimento sustentável para tornar a sociedade, a natureza e as comunidades resilientes. Os critérios de elegibilidade do prêmio basearam-se principalmente no impacto que as iniciativas tem sobre o bem estar das comunidades e a gestão sustentável dos recursos naturais, através da igualdade e o empoderamento das mulheres. Os projetos e ações selecionados devem também demonstrar auto-suficiência em nível local e grande capacidade de superar problemas e obstáculos diante das mudanças ambientais, sociais e econômicas.

As 25 experiências vencedoras foram selecionadas entre 812 inscritos de 113 países. A Articulação Pacari, que recentemente teve projeto apoiado pela FLD, foi a única experiência brasileira vencedora e também escolhida entre as 10 melhores iniciativas – dentre as 25 vencedoras.

Segundo a administradora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, Helen Clark, o prêmio tem uma abrangência global: “a resposta esmagadora de 113 países em 13 idiomas nos diz que existe um mundo lá fora de inovações baseadas nas comunidades, e que a demanda por um futuro melhor transcende fronteiras”.

A FLD parabeniza os mais de 80 grupos de raizeiros e raizeiras vinculados/as a Articulação Pacari pela bela caminhada, pelos frutos colhidos e pelo belo exemplo de conservação da biodiversidade e do conhecimento tradicional.

 

www.equatorinitiative.org

www.pacari.org.br