DOAR AGORA

Articulação Pacari – rede do Cerrado – é uma das vencedoras do Prêmio Equatorial 2012

Articulação Pacari – rede do Cerrado – é uma das vencedoras do Prêmio Equatorial 2012
13 de maio de 2012 zweiarts

A Articulação Pacari, parceira da FLD, é uma das 25 organizações vencedoras – e a única brasileira – do Prêmio Equatorial 2012, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), governos, sociedade civil, empresas e organizações comunitárias.  A Iniciativa Equatorial tem por objetivo investir em soluções locais de desenvolvimento sustentável para tornar a sociedade, a natureza e as comunidades resilientes.

As experiências vencedoras foram selecionadas entre 812 inscritos de 113 países. A premiação acontecerá durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho de 2012, no Rio de Janeiro.

Segundo a administradora do PNUD, Helen Clark, o prêmio tem uma abrangência verdadeiramente global: “a resposta esmagadora de 113 países em 13 idiomas nos diz que existe um mundo lá fora de inovações baseadas nas comunidades, e que a demanda por um futuro melhor transcende fronteiras”.

Os critérios de elegibilidade do prêmio basearam-se principalmente no impacto que as iniciativas tem sobre o bem estar das comunidades e a gestão sustentável dos recursos naturais, através da igualdade e o empoderamento das mulheres, demonstrando capacidade de resiliência diante das mudanças ambientais, sociais e econômicas, com auto-suficiência local.

A Articulação Pacari também lançou, recentemente, a Farmacopéia Popular do Cerrado, resultado de uma pesquisa popular sobre plantas medicinais, com a autoria de 262 raizeiras e raizeiros e representantes de farmacinhas comunitárias. A publicação está disponível para download no site www.pacari.org.br. Ali também está a loja virtual da linha de produtos Pacari Cerrado Eco-produtivo – que resulta do desenvolvimento de cadeias produtivas dos óleos de macaúba, pequi e gueroba, para a produção de fitocosméticos. O trabalho é feito para promover a geração de trabalho e renda junto às comunidades locais.

 

Fonte: Articulação Pacari

 

Foto: Flores de Pacari, planta medicinal do cerrado/Arquivo Pacari