DOAR AGORA

Cidades já concentram 85% da população brasileira

Cidades já concentram 85% da população brasileira
28 de janeiro de 2012 zweiarts

O território de zonas urbanas corresponde a 2% das áreas ocupadas pela humanidade no planeta Terra e entretanto, já concentram 50% da população mundial – a previsão é que em 2050 esse percentual se eleve para 70%. “No Brasil, esse número já é de 85% vivendo nas cidades”, lembra um dos idealizadores do Fórum Social Mundial Oded Grajew.

Esse mínimo território, é portanto, o grande responsável pelo consumo dos recursos naturais. A construção civil é a grande vilã neste caso, sendo responsável pela utilização de 12% da água limpa da Terra e por 1/3 de tudo o que se extrai do planeta. Mais: é o setor que mais emite resíduos no mundo, 40% do total que se descarta vem das empresas que erguem edifícios e casas.

Há um cálculo, que está sendo chamado de “Pegada Ecológica” que avalia quanto cada cidade consome de recursos naturais por habitante. “Para manter o padrão de vida atual estamos gastando o equivalente a um planeta e meio. Em 2050, se não modificarmos nosso comportamento, serão necessário entre 2,5 e 5 planetas”, alerta o engenheiro civil colombiano Santiago Muñoz Navarrete.

Um dos grandes problemas em discussão na atualidade, o aquecimento global, só pode ser controlado se as cidades reduzirem seu nível de consumo.

Leia a matéria completa na Carta Maior