DOAR AGORA

Comitê Gestor Nacional promove encontro com representantes de Fundos Solidários

Comitê Gestor Nacional promove encontro com representantes de Fundos Solidários
31 de maio de 2012 zweiarts

Entre os dias 28 a 30 de maio foram realizadas a oficina nacional de Sistematização de Experiências e a reunião do Comitê Gestor Nacional de Fundos Solidários (CGFS), em Brasília (DF). O encontro reuniu os integrantes do CGFS e agentes e coordenadores dos estados e regiões onde está sendo realizado um trabalho de mapeamento dos Fundos Solidários, com o objetivo de fortalecer as iniciativas e organizá-las em redes.

“Na oficina, foi construído um processo metodológico para orientar as organizações nas fases de sistematização das experiências dos Fundos Solidários, com base nos processos já construídos pelo Centro de Formação em Economia Solidária (CFES) e o projeto Brasil Local”, disse o assessor administrativo-financeiro da FLD, Dezir Garcia, que participou do evento. A FLD participa em razão do seu Fundo de Apoio a Projetos.

Ainda, foi feita a capacitação dos agentes e membros do Comitê Gestor Nacional para a aplicação da metodologia junto às experiências selecionadas. Também foram definidas ações estratégicas relacionadas com a temática dos Fundos Solidários em cada região.

Esta ação integra o projeto e os convênios da chamada pública Promoção das Finanças Solidárias, com base nos Fundos Solidários, que é um desdobramento de anos (2004 a 2010) de diálogos e negociações de um CGFS, onde participam entidades e organizações da sociedade civil e representantes do Governo Federal e bancos públicos. Hoje, este comitê nacional se constitui no Conselho Gestor Nacional do Projeto/Convênios Promoção das Finanças Solidárias, com base nos fundos solidários.