DOAR AGORA

Concerto promove solidariedade a projetos sociais e diaconais

Concerto promove solidariedade a projetos sociais e diaconais
4 de abril de 2012 zweiarts

Os retornos positivos em relação ao primeiro Concerto da Solidariedade, promovido pela FLD e a Camerata Ivoti, ligada à Associação Pró-cultura e Arte (Ascarte) continuam chegando. Realizado no dia 30 de março, com um público de 160 pessoas, na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo (RS), o evento teve como objetivo sensibilizar a comunidade em geral para a questão da responsabilidade social e para a importância do apoio a projetos de associações comunitárias e de grupos sociais e diaconais, nas áreas de geração de trabalho e renda, juventude, soberania e segurança alimentar, agroecologia, entre outras. Com entrada franca, solicitou-se aos presentes uma doação voluntária, a ser destinada ao apoio a projetos, via Fundo de Projetos da FLD.  

A Camerata Ivoti, que reúne crianças e adolescentes sob a regência do professor Irving Feldens, tem um trabalho reconhecido nacionalmente, realizado em conjunto com o Instituto de Educação Ivoti (IEI). “A dedicação e o amor à música reúnem o grupo em torno do aprimoramento técnico e artístico, mas também em torno do desenvolvimento de uma consciência crítica em relação à realidade cultural da região e do país”, disse o regente. “Por isso, ficamos muito contentes com esta parceria.”

Bárbara Hartmann, de Portão (RS), esteve no evento com um grupo de amigos. “Está lindo. Gostamos muito de música, temos um grupo de canto, e por isso viemos.” O casal Thurmann – Marlo e Márcia Regina –, de Novo Hamburgo, trouxe o pequeno Arthur, de três meses, para assistir seu primeiro concerto. “Este tipo de evento deveria acontecer mais vezes. Sentimos falta de propostas como esta”, disse Marlo.

“A apresentação da Camerata Ivoti foi muito elogiada”, confirmou o pastor sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho (da IECLB), Altemir Labes, um dos animadores e apoiadores da proposta. “Como uma primeira iniciativa, minha avaliação é que tudo funcionou muito bem”.

Além do Sínodo Nordeste Gaúcho, foram parceiros na iniciativa o Sínodo Rio dos Sinos (da IECLB), a Comunidade de Hamburgo Velho e a Associação Beneficente Floresta Imperial (ABEFI). O apoio foi da Editora Sinodal e da Agência de Viagens Paralelo 30.

O concerto também marcou o aniversário de 180 anos da Comunidade de Hamburgo Velho.