DOAR AGORA

Conquista em Santa Cruz (RS) é mérito dos/as catadores/as e da comunidade

Conquista em Santa Cruz (RS) é mérito dos/as catadores/as e da comunidade
14 de dezembro de 2012 zweiarts

Nem a chuva nem o vento pararam o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) na manhã do dia 12, quarta-feira passada: foi o primeiro dia de Coleta Seletiva Solidária em Santa Cruz do Sul-RS. Em clima de grande entusiasmo, 20 catadores/as saíram uniformizados/as em seus carrinhos para coletar e informar a população sobre a maneira correta de separar o material reciclável. Com o lema “Você separa, nós coletamos” estabeleceu-se, porta a porta, o compromisso entre comunidade e catadores/as.

A receptividade foi ótima. Parte das pessoas já esperava a chegada dos catadores, amplamente anunciada por TV e rádio. A experiência piloto está acontecendo em três bairros. Até 2014, a coleta seletiva solidária deve atender toda a cidade e possibilitar a inclusão de mais 100 catadores no programa municipal de Coleta Seletiva Solidária.

No dia 10 de dezembro de 2012 foi assinado o contrato de prestação de serviços entre a COOMCAT e Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul – RS, resultado de muita luta de organização dos catadores e da participação da comunidade da cidade.  Os catadores são pagos pelo serviço de coleta seletiva por um preço fechado e fixado contratualmente.

A luta dos catadores de Santa Cruz pelo pagamento pelo serviço de coleta começou em 2009, ano em que o MNCR ajudou a fundar o FACS (Fórum de Ação Pela Coleta Seletiva) que envolvia a comunidade, universidade, sindicatos e movimentos sociais a luta pela implantação da coleta seletiva solidária na cidade.

Nos links disponíveis abaixo, você pode acompanhar o histórico do processo.

http://www.mncr.org.br/box_2/noticias-regionais/ca…

http://www.mncr.org.br/box_2/blogdosul/proposta-de…

http://www.mncr.org.br/box_2/blogdosul/forum-da-co…

http://www.mncr.org.br/box_2/blogdosul/catadores-f…

http://www.mncr.org.br/artigos/catadores-vao-inten…

http://www.mncr.org.br/box_2/blogdosul/santa-cruz-…

http://www.mncr.org.br/box_2/blogdosul/forum-pela-…

http://www.mncr.org.br/box_2/blogdosul/facs-aprese…

http://www.mncr.org.br/box_2/blogdosul/informes-ne…

http://www.mncr.org.br/box_2/noticias-regionais/mn…

http://www.mncr.org.br/box_2/blogdosul/facs-se-reu…

http://www.mncr.org.br/box_2/noticias-regionais/mn…

Fonte: http://www.mncr.org.br