DOAR AGORA

Conselho de Missão entre Indígenas recebe retorno de avaliação participativa

Conselho de Missão entre Indígenas recebe retorno de avaliação participativa
11 de novembro de 2012 zweiarts

“O COMIN é um parceiro ativo no movimento indígena, Nos ajuda a explicar a lei sobre direito originário, território, saúde, educação. Hoje a questão da legislação é o que mais precisamos entender, interpretar a lei, para poder cobrar.” Héliton Tinhawamba Gavião

“Gosto de participar das visitas a outras aldeias, promovidas pelo COMIN. Trago sabedoria dos outros para casa. Há muitas formas de promover a saúde e uma delas é manter a alegria: conversa boa é alegria e é remédio pra gente, também.” Talcira Guarani

Em seminário que tratou da Avaliação Participativa do Conselho de Missão entre Indígenas (COMIN) – um dos parceiros estratégicos da FLD – obreiros e obreiras dos campos de trabalho junto a povos indígenas do sul e norte do país discutiram os principais avanços e desafios da organização nos últimos cinco anos. No seminário, realizado em São Leopoldo (RS), entre os dias 6 e 8 de novembro, também foram levantadas recomendações e propostas que serviram como subsídio no processo de planejamento. Nos dias 9 e 10, os resultados foram apresentados e discutidos no Conselho do COMIN.

A avaliação participativa, que teve início em maio de 2012, foi realizada por meio de oficinas e visitas a áreas indígenas em Rondônia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além disso, foram entrevistados/as obreiros/as, conselheiros/as, indígenas, representantes de entidades parceiras, nacionais e internacionais, membros de grupos de apoio, obreiros/as, pastores sinodais e o pastor presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – com quem o COMIN tem vínculo confessional.

O processo foi coordenado pela FLD em parceria com o COMIN e foi conduzido pela consultora Mara Vanessa Fonseca Dutra. Os resultados confirmam a relevância do trabalho do COMIN junto aos povos indígenas e junto à sociedade envolvente, destacando-se o Projeto de Formação e Diálogo Intercultural e Inter-religioso (PROFORDI), como importante espaço de formação e de articulação.

Segundo fala do pastor presidente da IECLB, Nestor Friedrich, registrada no relatório, a missão do COMIN é fundamental e perfeitamente alinhada à missão maior da IECLB. As interfaces com a Faculdades EST, a FLD, o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) e secretarias da IECLB, como a Secretaria de Missão e a Secretaria de Formação, são importantes espaços de parceria, que podem ser reforçados, ampliando o trabalho da igreja em seu sentido profético, de estar ao lado dos mais excluídos e de promover a reconciliação e o bem-viver na criação. 


Foto: Divulgação/COMIN