DOAR AGORA

Estudantes americanos conhecem trabalho de geração de renda do Quilombo dos Alpes

Estudantes americanos conhecem trabalho de geração de renda do Quilombo dos Alpes
8 de maio de 2012 zweiarts

Um grupo de 12 alunos/as da Faculdade de Wartburg (localizada na cidade de Waverly, estado de Iowa, EUA) visitou, no dia 4, a Associação do Quilombo dos Alpes D. Edwirges, em Porto Alegre (RS), acompanhado pela professora e coordenadora do Grupo Identidade da Faculdades EST, Selenir Gonçalves Kronbauer, e pela assessora de projetos da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Juliana Mazurana. Os estudantes americanos chegaram ao Brasil no dia 1º de maio, conduzidos pelo professor de Wartburg, Peter Nash, para aprender sobre a atuação de igrejas e organizações vinculadas a igrejas junto a grupos da sociedade civil. A reunião, realizada na sede da associação, também contou com a participação de representantes da Emater.

A comunidade Quilombo dos Alpes – composta por netos, bisnetos e tataranetos de dona Edwirges Garcia da Silva – enfrenta dificuldades diversas, em especial de titulação da terra. Em função disto, o grupo precisa resistir à pressão dos empreendimentos imobiliários, além de não ter acesso a políticas públicas que dependem desta titulação, como o programa Luz para Todos e Minha Casa, Minha Vida. 

A situação, porém, não desmotiva a comunidade, que têm buscado superar as dificuldades, especialmente através de atividades conjuntas de valorização cultural e de geração de trabalho e renda. A FLD já apoiou dois projetos no local: um, de aquisição de máquinas de costura para a confecção de colchas, tapetes, travesseiros e almofadas; e o segundo, para a organização de um centro de formação e de reuniões.

Além do quilombo, os/as estudantes conheceram a loja do grupo Beijo Frio – que produz e comercializa sorvetes e salgados -, no Mercado Público em Porto Alegre. Na ocasião, a coordenadora Iara Fátima Ruffino contou sobre o processo de criação e desenvolvimento da iniciativa, que permitiu a sustentabilidade das famílias das mulheres integrantes do grupo.