DOAR AGORA

Falece a ex-diretora do Departamento de Diaconia da IECLB, irmã Hildegart Hertel

Falece a ex-diretora do Departamento de Diaconia da IECLB, irmã Hildegart Hertel
18 de dezembro de 2012 zweiarts

Com grande tristeza compartilhamos a notícia do falecimento da irmã Hildegart Hertel. Vínhamos acompanhando as notícias sobre a sua condição de saúde nas últimas semanas, e nos últimos dias o quadro havia se deteriorado bastante. Não havia mais expectativa de que ela pudesse sair com vida do Hospital Moinhos de Vento, onde ela estava internada. Nesta madrugada, ela faleceu.

A notícia do seu falecimento nos entristece e, em nome da Presidência do Conselho e da Diretoria Executiva, expressamos o nosso pesar. A FLD também está de luto! Expressamos igualmente nossos sentimentos de pesar aos seus familiares e à Casa Matriz de Diaconisas.

De outra parte, expressamos nosso profundo reconhecimento e gratidão à irmã Hildegart Hertel por seu legado de apoio à diaconia na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e na ecumene. Na condição de Diretora do Departamento de Diaconia, na Secretaria Geral da IECLB, a irmã Hildegart também tinha como atribuição coordenar o Serviço de Projetos de Desenvolvimento (SPD). Por sua gestão, ajudou a aproximar o SPD da diaconia da IECLB. Ainda, sob sua liderança, se avançou na implementação da cultura do planejamento estratégico e a partir da avaliação institucional externa do SPD decidiu-se pela criação da Fundação Luterana de Diaconia (FLD).

O velório será realizado na Casa Matriz de Diaconisas, e o enterro será realizado no início da tarde de amanhã (dia 19). Neste momento de despedida, reafirmamos que o seu exemplo e o seu legado permanecerão conosco!

Fraternalmente, em Cristo,

Mathias Alberto Möller, presidente do Conselho da FLD

Carlos Hopfer, presidente da Diretoria, e Valmi Becker e Roni Bonow, vogais

Carlos G. Bock, secretário executivo

Nota da Casa Matriz de Diaconisas

“Com grande pesar a Irmandade Evangélica Luterana comunica que, na madrugado do dia de hoje – 18 de dezembro de 2012 – faleceu a Diaconisa Hildegart Hertel, na idade de 73 anos e 7 meses. Ela fazia parte da Irmandade desde 1963. Como ministra ordenada da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, desde 1971, atuou em vários campos de serviço.

Nas comunidades de Novo Hamburgo e Santa Cruz do Sul, que somam 19 anos do seu currículo, deu incentivo a vários projetos diaconais, entre os quais a criação do Centro Cristão Feminino, em N. Hamburgo. Durante 15 anos dirigiu o Departamento de Diaconia da IECLB com dedicação e sabedoria.

Ao lado do seu trabalho sempre aperfeiçoou seus conhecimentos, formando-se em inglês, psicologia e teologia.

Aproximadamente há oito anos surgiu um câncer que pôde ser combatido. A partir desta experiência escreveu o livro “Espiritualidade e Crise Existencial na Superação do Câncer”. A doença reapareceu há poucas semanas. Os últimos dias foram difíceis, também porque um derrame lhe tirou a fala. Mas temos a certeza de que ela se sabia guardada nas mãos de Deus.

Uma de suas colegas expressou um sentimento que também é o de todas nós:”Ir. Hildegart foi um exemplo de fé, confiança, sensibilidade, empatia e amor às pessoas que tiveram o privilégio de conviver com ela.” Vamos sentir muito a sua falta.

Hildegart estará sendo velada na capela da Casa Matriz e o seu sepultamento será no dia 19/12/2012, no cemitério da Casa Matriz.

Irmã Ruthild Brakemeier, pela Diretoria da Casa Matriz


Foto: A irmã Hildegart Hertel sendo homenageada pela IECLB pelos seus 15 anos de trabalho no Departamento de Diaconia, em 2003, na capela da Casa Matriz (no fundo, sua secretária Charlote Wagner Moraes).