DOAR AGORA

Feira de Economia Solidária do Mercosul reúne público recorde em Santa Maria

Feira de Economia Solidária do Mercosul reúne público recorde em Santa Maria
16 de julho de 2012 zweiarts

A 8ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e 19ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop), realizadas de 13 a 15 de julho, em Santa Maria (RS), superaram todas as expectativas. Cerca de 170 mil pessoas passaram pela feira nos três dias do evento, de acordo com a Brigada Militar. A FLD parti8cipou do evento pelo seu trabalho na área de geração de trabalho e renda e pelo projeto Rede de Comércio Justo e Solidário: entrelaçando Comunidades.

A feira contou com 830 grupos de expositores provenientes de 15 países (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Equador, Nicarágua, Alemanha, República Tcheca, Bolívia, Brasil, Senegal, Estados Unidos e Portugal) e de 27 estados brasileiros (478 municípios). Mais de 500 jovens participaram do 8º Levante da Juventude.

Já prevendo o aumento de público, a estrutura montada no Centro de Referência em Economia Solidária foi ampliada. Este ano, foram utilizados 20 mil m² de área coberta, contra os 17 mil m² de 2011. O Colégio Estadual Irmão José Otão e os fundos do Parque da Medianeira também receberam atividades.

Os visitantes encontraram 7,5 mil produtos, atividades culturais, ambientais, autogestionárias e educativas. Estiveram presentes agricultores familiares, quilombolas, catadores, povos indígenas, artesãos, educadores, artistas e gestores públicos.

Além de ser um local de comercialização, a feira foi um espaço de trocas de ideias e experiências e de formação. Dezenas de oficinas e seminários foram promovidas no Colégio Irmão José Otão e no Parque da Medianeira.

Se este ano a Feira se consagrou pela sua dimensão, espera-se ainda mais no próximo ano. O 2º Fórum e 2ª Feira Mundial de Economia Solidária serão realizados entre os dias 11 e 14 de julho de 2013, em Santa Maria, junto à Feira de Economia Solidária do Mercosul.

Vale ressaltar que durante a cerimônia de abertura, na sexta-feira, o secretário estadual de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), Maurício Dziedricki, anunciou o investimento de R$ 600 mil para ampliação do Centro de Referência em Economia Solidária. Ou seja, uma estrutura ainda maior deverá receber os visitantes da maior feira de Economia Solidária da América Latina em 2013.

Fonte: Maiquel Rosauro, jornalista (MTb/RS 13334), Assessor de imprensa 19ª Feicoop e 8ª Feira de Economia Solidária do Mercosul