DOAR AGORA

FLD convida para primeira edição do Concerto da Solidariedade

FLD convida para primeira edição do Concerto da Solidariedade
26 de março de 2012 zweiarts

Quando: 30 de março, 20 horas

Onde: Igreja Três Reis Magos, rua Julio Kunz, 65, Novo Hamburgo (RS)

Promoção: Fundação Luterana de Diaconia

Parceria: Camerata Ivoti/Ascarte, Sínodo Nordeste Gaúcho e Sínodo Rio dos Sinos (IECLB), Comunidade Evangélica de Hamburgo Velho (IECLB), Abefi, Editora Sinodal.

A entrada é franca. Doações voluntárias serão revertidas para projetos sociais, com posterior prestação de contas.

Na sexta-feira, dia 30, a FLD está realizando o Concerto da Solidariedade na Igreja Três Reis Magos, rua Julio Kunz, 65, bairro Hamburgo Velho, Novo Hamburgo (RS). A primeira edição tem a parceria da Camerata Ivoti, da Associação Pró-Cultura e Arte Ivoti (Ascarte), ligada ao Instituto de Educação de Ivoti. O concerto acontece com o apoio do Sínodo Rio dos Sinos, do Sínodo Nordeste Gaúcho e da Comunidade de Hamburgo Velho, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – o evento também marca o aniversário de 180 anos da comunidade.

A promoção do concerto busca sensibilizar a comunidade em geral para a questão da responsabilidade social e a importância do apoio a projetos de associações comunitárias e de grupos sociais e diaconais, nas áreas de geração de trabalho e renda, juventude, soberania e segurança alimentar, agroecologia, entre outras. O apoio – não assistencialista – de cada pessoa, de cada grupo, de cada empresa, faz diferença na construção de um mundo mais justo e responsável.

A Camerata Ivoti reúne crianças e adolescentes e tem mostrado ao longo dos anos um trabalho de excelência, já reconhecido nacionalmente. Em novembro de 2011, o grupo apresentou-se no Theatro São Pedro, em Porto Alegre (RS), com grande repercussão. O concerto foi transmitido em dezembro, pela TVE. O mesmo programa foi levado em turnê, de 13 de janeiro a 12 de fevereiro, à Noruega, Alemanha e Turquia.

Ao invés de cobrar entrada, serão distribuídos envelopes para doações voluntárias. Os valores serão destinados ao apoio a projetos sociais e diaconais, via Fundo de Projetos da FLD – com posterior prestação de contas aos parceiros e aos/às doadores/as.

Mais informações

Em artigo publicado no jornal Zero Hora, no dia 8 de janeiro de 2012, o jornalista e escritor Flávio Tavares escreve:

“Revivi as alegrias de menino e refiz as esperanças de adulto ao assistir pela televisão ao concerto da Camerata Ivoti no Theatro São Pedro, no primeiro dia do ano. Durante mais de duas horas, extasiei-me com aqueles meninos e meninas interpretando Bach, Piazzola, Pixinguinha, o folclore brasileiro ou alemão e inclusive os Beatles, com uma seriedade tão terna, pura e profunda, que compensa, até, os tortuosos caminhos em que se enreda hoje outra parte de nossa juventude.”

Quem é a Ascarte? 

A Associação Pró-Cultura e Arte Ivoti (Ascarte) foi fundada em 2003 e assumiu a coordenação das atividades artísticas e culturais até então mantidas pelo Instituto de Educação Ivoti, ampliando-as em sua abrangência. Tem como objetivos o incentivo, o desenvolvimento e o aprimoramento dos valores sócio-culturais no campo das artes, através da música, da dança, das artes plásticas e cênicas.

Na área de música, a Ascarte desenvolve um trabalho na formação e aperfeiçoamento músico-coral e instrumental de crianças e jovens, visando o desenvolvimento de sua sensibilidade, criatividade e engajamento em atividades culturais. Entre as atividades, deve-se destacar a promoção de concertos e apresentações de seus alunos na cidade de Ivoti, em outras cidades do Rio Grande do Sul, em outros estados do Brasil e no exterior.

 

Foto: Ricardo de Moraes