DOAR AGORA

FLD e Rede Sinodal de Educação promovem seminário de Educação para a Solidariedade

FLD e Rede Sinodal de Educação promovem seminário de Educação para a Solidariedade
30 de agosto de 2012 zweiarts

Tem início hoje, em São Leopoldo (RS), o Seminário Educação para a Solidariedade, promovido pela FLD e pela Rede Sinodal de Educação, que vai trabalhar, de forma diferenciada, o compromisso com a construção de uma sociedade que valoriza a paz com justiça social, e que valoriza a sensibilidade solidária como princípio ético na vida de cada um e de cada uma.

O encontro começa à tarde, com a apresentação da FLD e da Rede Sinodal de Educação. Em seguida, falará Ivar Munthe, da organização norueguesa Human Education International (Hei), que reúne educação-mobilização-solidariedade e apoio a projetos sociais. Criada em 1973, na Sociedade Missionária Norueguesa, começou com o interesse de três diretores de escolas em envolver e despertar, em  seus/suas alunos/as, o olhar para as outras pessoas. Atualmente, a Hei é uma organização autônoma, e mantém contato com cerca de 100 instituições de ensino.

Munthe veio a convite da FLD especialmente para contribuir com o seminário. “Vou falar do que deu certo, mas também dos desafios que tivemos que enfrentar”, disse ele na quarta-feira, durante conversa com o secretário executivo da FLD, Carlos Gilberto Bock, e com a assessora de projetos, Marilu Menezes, que está a frente do evento.

Na sequencia, falará a professora da UFRGS, Ana Mercedes Icaza. O dia termina com espaços para troca de ideias e discussões.

Amanhã, os participantes visitarão quatro projetos apoiados pela FLD: a Associação dos Produtores de Arroz Ecológico do Assentamento Filhos de Sepé, em Águas Claras, Viamão; a Cooperativa Mista de Trabalho e Produção Bom Samaritano Ltda – Cooperbom, Viamão; o Instituto de Educação Infantil e Assistência Social Bom Samaritano (CEPA), Viamão; e em a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis da Cavalhada (Ascat), ligada ao Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Porto Alegre.


Leia o artigo Educação para a Solidariedade, de Carlos Gilberto Bock e Marilu Menezes, disponível para download.