DOAR AGORA

FLD participa de curso de gestão de riscos de desastres em Bangkok

FLD participa de curso de gestão de riscos de desastres em Bangkok
13 de outubro de 2012 zweiarts

A FLD, através do seu secretário executivo, Carlos Bock, participou da quarta edição do Curso Internacional em Gestão de Riscos de Desastres Climáticos, realizado de 1º a 10 de outubro, em Bangkok, na Tailândia. O curso reuniu 26 representantes de organizações governamentais e não governamentais, de 15 países diferentes.

“As sessões interativas combinaram o aprendizado em termos de gestão de riscos climáticos, redução de riscos de desastres e desenvolvimento de setores em uma só plataforma, destinada a atender fragilidades dentro de um contexto de desenvolvimento sustentável – em áreas urbanas e rurais”, relatou Carlos Bock.

Entre diversos objetivos, o encontro buscou capacitar os/as participantes para a discussão de sistemas, ciências e questões sociais relacionadas à mudança climática e sua conexão com graves eventos causados pelo clima. Além das sessões interativas, foram compartilhadas boas práticas e lições aprendidas em diferentes contextos.

“Com certeza, foi possível desenvolver uma série de capacidades para o desenvolvimento de iniciativas que envolvem Projeto/Programa/Ação em situações de gestão e redução de riscos”, avaliou o secretário executivo da FLD.

A FLD vem se capacitando na área de emergências, com o apoio da organização Ajuda da Igreja da Noruega (AIN), a partir da sua ligação com a Aliança ACT, que atua com ajuda humanitária, desenvolvimento e incidência.

Da AIN, estiveram presentes no curso o coordenador para a América Latina, Arne Dale, e o coordenador internacional do Programa de Mudanças Climáticas, Claes Book.

Fotos: Asian Disaster Preparadness Center