DOAR AGORA

FLD participa de discussão sobre desenvolvimento em consulta de ACT

FLD participa de discussão sobre desenvolvimento em consulta de ACT
19 de agosto de 2012 zweiarts

Delegados e delegadas de diferentes fóruns nacionais da Aliança ACT – incluindo a assessora de projetos da FLD, Angelique van Zeeland, membro do Grupo de Assessoria de Políticas e Práticas em Desenvolvimento de ACT –, estiveram reunidos de 14 a 17 de agosto na Nicarágua, para tratarem sobre o paradigma de desenvolvimento e avaliarem o trabalho de incidência pública da organização internacional, além de outras questões. A consulta para a América Latina e Caribe reuniu representantes dos fóruns da Argentina, Bolívia, Brasil, Perú, Chile, Colômbia, Costa Rica, Nicaragua, El Salvador, Honduras, Haiti, Cuba e República Dominicana, além de contar com a participação do secretário geral de ACT, John Nduna, e da secretária adjunta, Rebecca Larson.

A discussão apontou para um conceito de desenvolvimento transformador, identificando algumas estratégias para sua abordagem, entre os quais que: ACT tem uma característica única, a partir das igrejas membro, que determina que o conceito de desenvolvimento deve partir do Evangelho; é fundamental questionar as estruturas de poder e considerar o conceito do reino de Deus – a transformação a partir do local; é preciso fortalecer a participação das juventudes; é preciso ampliar a utilização das mídias sociais”.

Do encontro resultou um documento final, contemplando reflexões em relação ao planejamento estratégico da aliança. Entre estas, o desafio de se integrar os três pilares que sustentam o organismo internacional – Desenvolvimento, Emergências e Incidência. “A Aliança ACT abre uma grande oportunidade de incidência pública nacional e internacional, e isso deve ser melhor trabalhado”, disse Angelique.

Além disso, o grupo considerou que o conceito de desenvolvimento transformador deve ser o ponto de partida para todos os debates dentro da aliança, incluindo debates sobre gestão sustentável de riscos em ciclos de emergência – muito mais que os desastres em si – como mecanismo de integração dos três pilares.

Processo

As consultas promovidas por ACT em todo o mundo compõem o processo anterior à sua Assembleia Geral, que acontece em 2014, na América Latina. Além da realizada em agosto, outras estão programadas na Ásia, na África, na Europa e na América do Norte.

A Aliança ACT é uma organização que reúne mais de 130 igrejas e organizações vinculadas a igrejas, que trabalham na área de ajuda humanitária, desenvolvimento e incidência. Saiba mais em www.actalliance.org