DOAR AGORA

FLD participa de formação em apoio psicossocial na área de Emergências

FLD participa de formação em apoio psicossocial na área de Emergências
25 de outubro de 2012 zweiarts

A FLD, através da assessora de projetos, Marilu Menezes, e da assessora de Comunicação, Susanne Buchweitz, participou da Formação de Formadores na área de Apoio Psicossocial em Harnosand, na Suécia. O curso, promovido pela Igreja da Suécia, vinculada à Aliança ACT, é relacionado à área de Emergências/Ajuda Humanitária.

O conceito de apoio psicossocial é relativamente novo: nos anos 90, especialistas em saúde mental, ao participarem de respostas humanitárias em culturas diversas, perceberam que o modelo médico de atendimento individual é inviável e até prejudicial em emergências. A constatação é que a maioria das pessoas atingidas consegue enfrentar dificuldades com pouca ou nenhuma ajuda externa, se a sua comunidade e relações familiares forem apoiadas.

A partir daí, a proposta é trabalhar o apoio psicossocial com base na comunidade (Communty-based Psychosocial Support), olhando para as pessoas não como beneficiários passivos, mas como atores, escutando-as sobre as necessidades e prioridades depois do desastre. É reconstruir, em conjunto, relações, conexões, recursos, esperança e voz. 

Realizado de 9 a 17 de outubro, o curso reuniu 20 participantes de 13 países (Brasil, Equador, Indonésia, Libéria, Mauritânia, Palestina, Peru, Quênia, Tanzânia, Alemanha, Finlândia, Suécia e EUA), selecionados/as entre cerca de 100 candidatos/as. 

Em 2013, a FLD estará organizando dois cursos básicos de formação na área de apoio psicossocial.

Fotos: Moussa Gandega e Alice Shirley