DOAR AGORA

IECLB lança Caderno de Estudos Diaconia em Contexto em português

IECLB lança Caderno de Estudos Diaconia em Contexto em português
6 de maio de 2012 zweiarts

Nos dias 3 e 4 de maio realizou-se, na Casa Matriz de Diaconias, em São Leopoldo (RS), o Seminário Nacional sobre o Caderno Diaconia em Contexto, reunindo 48 pessoas do Brasil e de outros países da América Latina. Organizado pela Coordenação de Diaconia da Secretaria da Ação Comunitária, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana (IECLB), o encontro teve por objetivo dar início ao estudo do referido material.

O Caderno Diaconia em Contexto é uma produção da Federação Luterana Mundial (FLM) e recebeu ativa contribuição da IECLB. Traduzido para o português, será disponibilizado para as comunidades e instituições luteranas.

Tendo por base a publicação, as palestras e estudos durante os dois dias incluíram os seguintes temas: o Contexto da Diaconia, abordado pela diácona Márcia Paixão; a Identidade da Diaconia, trabalhada pelo pastor Rodolfo Gaede Neto; e a Ação Diaconal, trazida pela diácona Leila Schwingel. Além disso, os painelistas Cristian Sehnem, Rosangela Stange e Rogério Aguiar falaram, respectivamente, sobre Deficiência, Gênero e Etnia em sua relação com a praxis diaconal. O pastor Leonídio Gaede trouxe uma importante contribuição na questão de Metodologia Diaconal.

O seminário foi concluído na noite de sexta-feira, com a presença do pastor presidente da IECLB, Nestor Friedrich, e da secretária geral, diácona Ingrit Vogt. O pastor presidente, em sua fala, destacou a importância da diaconia para uma igreja viva e acolhedora. Ao parabenizar a participação maciça no seminário, ele entregou um exemplar do caderno para uma das presentes,Tânia Mansk, representando, assim, a oferta de um importante material de estudo para as pessoas que refletem e praticam a diaconia.

O encerramento foi celebrado com um concerto do grupo vocal Donna Voce, ligado à Paróquia Matriz de Porto Alegre.

 

Fonte: Portal Luteranos