DOAR AGORA

Jovens adotam comércio justo e solidário no Repartir Juntos

Jovens adotam comércio justo e solidário no Repartir Juntos
17 de abril de 2012 zweiarts

O projeto Rede de Comércio Justo e Solidário da FLD foi apresentado aos 160 jovens da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) que participaram do Acampamento Repartir Juntos, organizado pela Conselho Sinodal da Juventude do Sínodo Centro Campanha Sul, em Agudo (RS), nos dias 13 a 15 de abril.  A proposta da rede é promover a comercialização de itens produzidos por grupos de geração de trabalho e renda, de forma a garantir sua existência e autonomia. 

“Montamos uma banca com produtos de empreendimentos da economia solidária e discutimos sobre o que, por que e de quem se compra”, relatou o assistente de projetos da FLD, Jaime Ruthmann, que coordenou as atividades. Os jovens e as jovens adquiriram de forma consciente os produtos oferecidos. O resultado das vendas foi de R$ 340,00, beneficiando grupos como o da Justa Trama, Olhares do Sul e de artesãos indígenas, apoiados pelo Conselho de Missão entre Indígenas (COMIN).

“A FLD trouxe uma visão prática sobre como se pode expressar solidariedade”, avaliou a coordenadora do Conselho Sinodal de Juventude, Martina Wrasse Scherer. “Dizem que a nossa geração, a geração Z, é a que mais se preocupa com questões ambientais, então nada melhor do que incentivar os jovens para o apoio a projetos que envolvam sustentabilidade e inclusão social”, disse. “O que vivenciamos aqui, em relação a comércio justo e economia popular solidária, foi uma grande lição. Espero que nos auxilie na criação de alternativas para a construção de um mundo onde as pessoas estejam acima da busca pelo lucro.”

Além da questão do comércio justo e solidário, a FLD promoveu uma oficina sobre o projeto Diaconia em Rede. “A proposta foi motivar o cuidado e a ação diaconal, por meio de atitudes de caminhar ao lado e partilhar financeiramente com pessoas que passam por faltas como alimento, casa, família”. A partir desta discussão, os jovens destinaram as ofertas do culto de encerramento do encontro para projetos diaconais em todo o Brasil.

Todas as ações do Repartir Juntos estão sob o Criatitude, iniciativa da FLD, Conselho Nacional de Juventude da IECLB (CONAJE) e Secretaria de Formação/Secretaria Geral da IECLB. O Criatitude será levado a Rio+20 pelos jovens do CONAJE e da Rede Ecumênica da Juventude (REJU).

 

Fotos: Jaime Ruthmann