DOAR AGORA

Mulheres catadoras de materiais recicláveis realizam encontro nacional

Mulheres catadoras de materiais recicláveis realizam encontro nacional
3 de agosto de 2012 zweiarts

O município de Pontal do Paraná foi sede do 3º Encontro Nacional de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis, de 13 a 15 de julho, que reuniu cerca de 500 participantes de 23 estados brasileiros para debater igualdade de gênero, saúde, violência doméstica e políticas públicas.

O evento contou com palestras, debates e oficinas, atividades culturais e uma feira de economia solidária, além de uma marcha contra a incineração e pela igualdade de gênero. Como resultado das oficinas foi produzido documento que será entregue a Presidenta Dilma Rousseff.

O encontro foi promovido pelo Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e pelo Instituto Lixo de Cidadania, com apoio do Fórum Lixo e Cidadania do Paraná.

Oficinas

  • Mulheres Guerreiras: A oficina reuniu as catadoras em grupos pequenos para debater e compartilhar experiências sobre o dia a dia das trabalhadoras com dupla jornada de trabalho. Mulheres que são lideranças de cooperativas e/ou arrimos de família compartilharam suas vidas e levantaram os problemas enfrentados.
  • Mulheres Saudáveis: A oficina desenvolveu o tema da saúde da mulher catadora abrangendo a segurança do trabalho nas cooperativas, a terceira idade e a direito reprodutivo.
  • Mulheres Articuladas: Oficina de lideranças comunitárias, de diretorias de cooperativas e mobilizadoras.
  • Mulheres Politizadas: A oficina debateu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Logística Reversa e o problema dos Incineradores de lixo.

Fonte: Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)