DOAR AGORA

Nem tão Doce Lar integra Semana da Mulher

Nem tão Doce Lar integra Semana da Mulher
7 de março de 2012 zweiarts

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Porto Alegre (RS) abriu, na tarde do dia 5, segunda-feira, uma semana de atividades alusivas à data, comemorada em 8 de março. A instalação Nem tão Doce Lar, a exposição Nísia Floresta – uma Mulher à frente de seu Tempo, ambas itinerantes, e palestras sobre violência doméstica são os destaques da agenda.

Uma casa em tamanho real compõe a instalação Nem Tão Doce Lar, montada até o dia 9, sexta-feira, no andar térreo da câmara, na Avenida Loureiro da Silva, 255. Criada pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD), a obra representa um ambiente doméstico – com sala de estar, quarto do casal, quarto das crianças e cozinha –, onde, apesar da ordem aparente, é possível identificar sinais e provas de violência familiar. Na Câmara de Vereadores, a mostra tem o apoio da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

“A casa pode ser um lugar de muita alegria, assim como de muito sofrimento”, disse a vereadora Maria Celeste (PT), ao inaugurar a Nem tão Doce Lar, que lembrou a falta de um Centro de Referência para Mulheres em Porto Alegre. “Além de denunciar a violência, precisamos de muito mais políticas públicas do que as que existem atualmente para superar o problema”. A vereadora lembrou que no Judiciário existem mais de mil pedidos, de mulheres vítimas de violência, esperando encaminhamento. 

Outra atração da semana é a mostra Nísia Floresta – Uma Mulher à Frente de seu Tempo, criada pelo Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil de 2006. Os 16 painéis de fotos e textos contam a história da escritora, professora e precursora dos ideais feministas no Brasil. Nísia (1810-1885) nasceu em Papari, Rio Grande do Norte, mas, de 1833 a 1837, viveu em Porto Alegre. A visitação segue até 30 de março, das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16h30min, às sextas-feiras.

A Semana da Mulher conta com apoio da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), das vereadoras Fernanda Melchionna (PSOL), Maria Celeste (PT) e Sofia Cavedon (PT). Todos os eventos têm entrada franca.


Texto: Susanne Buchweitz (FLD) e Claudete Barcellos/CMPOA


Fotos: Felipe Dalla Valle/CMPOA