DOAR AGORA

Pandorga e FLD promovem oficina sobre autismo e cidadania

Pandorga e FLD promovem oficina sobre autismo e cidadania
16 de fevereiro de 2012 zweiarts

A Pandorga e a Fundação Luterana de Diaconia estão promovendo no dia 27 de janeiro, sexta-feira, às 13 horas, a oficina “Autismo e cidadania: famílias gaúchas se articulam pela efetivação dos seus direitos”. O evento está inserido no Fórum Social Mundial (de 24 a 29 de janeiro) e acontece na Faculdade de Educação da UFRGS, Av. Paulo Gama, 110, prédio 12201, no Campus do Centro, Porto Alegre (RS).

A Pandorga (www.pandorgaautismo.org) iniciou as atividades de atendimento a crianças autistas e seus familiares em 1995, ainda conhecida como Escola da Pandorga. Em 1999, foi criada a Associação Mantenedora Pandorga, uma entidade civil de caráter beneficente, filantrópica e sem fins lucrativos, que conta atualmente com cerca de 110 membros contribuintes.

Hoje, a associação conta com dois centros de convivência – Pandorga Criança e Casa da Pandorga – onde recebe crianças e jovens com autismo e psicose grave. A Pandorga já é referência em sua área, oferecendo também assessoria externa a indivíduos, famílias e entidades e eventos de formação.

Campanha pela aprovação do estatuto da pessoa com deficiência

Recentemente, a Pandorga lançou, junto com outras organizações, como a FLD, a Campanha pela Aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, aprovado em 2006 pelo Senado e aguardando aprovação na Câmara Federal. O estatuto estipula diversos direitos ainda não articulados em nenhuma legislação anterior e que são fundamentais para que as pessoas com autismo e suas famílias possam ter mais qualidade de vida.

A meta é colocar mais de 100 mil assinaturas na mesa do Presidente da Câmara Federal até março ou abril de 2012.

Assim, além da participação na oficina, a Pandorga, juntamente com a FLD, está motivando todos/as interessados/as a se engajarem pela causa. Cópias da lista de coleta de assinaturas estarão disponíveis na oficina e, durante todo o fórum social, no estande de artesanato do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), na Usina do Gasômetro.

A lista também está disponível para ser baixada aqui e no site da Pandorga. O conjunto das três folhas em pdf compõe uma ficha de inscrição com espaço para 50 assinaturas. Para se juntar à campanha, é preciso imprimi-la, montar fichas de inscrição e coletar quantas assinaturas for possível, enviando-as depois para:

Associação Pandorga/Pandorga Formação

Rua Sinodal, 50

Bairro Morro do Espelho

São Leopoldo/RS

CEP 93030-225

 

Sobre o autismo

 

É um transtorno causado por alterações genéticas e ainda não tem cura. Em razão de tais alterações, as pessoas com autismo carregam sérias limitações na capacidade de comunicação e na habilidade de se relacionar socialmente, apresentam enorme dificuldade de se orientar e se mover no mundo dito normal e muitas desenvolvem obsessões, estereotipias e comportamentos repetitivos. A maioria das pessoas com autismo necessita de ajuda para se alimentar, se vestir e fazer a higiene pessoal, enfim, para manejar a vida. Cerca de 1 % da população brasileira tem autismo.

Fotos: Divulgação/Pandorga