DOAR AGORA

Porto Lucena, no Sínodo Noroeste Riograndense, decreta estado de emergência

Porto Lucena, no Sínodo Noroeste Riograndense, decreta estado de emergência
19 de setembro de 2012 zweiarts

Uma tempestade com ventos de até 100 km/h e queda de granizo atingiu milhares de casas em diversos municípios do noroeste do Rio Grande do Sul na noite de terça-feira, dia 18 de setembro. O pastor sinodal do Sínodo Noroeste Riograndense, Renato Küntzer, visitou Porto Lucena no dia 19 à tarde, um dos municípios que mais contabilizou danos. Um cálculo inicial da prefeitura indica que 90% das 2,5 mil residências sofreram algum tipo de prejuízo, com parte delas totalmente destelhada.

“A família do pastor Elson (Rysdyd) dormiu no carro, pois a casa pastoral teve o telhado destruído pelo granizo”, contou pastor Renato à FLD, por telefone. “Todos os móveis, roupas e utensílios estão molhados e equipamentos foram inutilizados.” O templo sofreu danos, assim como o salão da comunidade. Os membros também tiveram os telhados danificados, mas não houve vítimas.

De acordo com o pastor sinodal, ao chegar à Paróquia Evangélica São Tomé de Porto Lucena, ele viu muita solidariedade: “Um grupo de membros estava trabalhando em mutirão, para tirar água e barro da igreja. Todos e todas estão bem. A maior preocupação é de não estarem sozinhos neste momento.”

A FLD, a partir da sua área temática Emergências/Ajuda Humanitária, criada no início de 2011, e do seu vínculo com a Aliança ACT, promoveu o Seminário de Capacitação em Preparação e Resposta a Emergências, em novembro do mesmo ano. No encontro, que contou com a presença de pastores sinodais e representantes sinodais, de comunidades afetadas por desastres nos últimos anos e da Presidência da IECLB, foi elaborado um Mecanismo de Resposta à Emergência. O documento prevê que cabe aos sínodos a tarefa de buscar ajuda caso a situação de emergência supere a capacidade local de resposta.

No dia de hoje, a equipe da FLD contatou por telefone alguns dos pastores sinodais do Rio Grande do Sul para verificar a situação, colocando-se à disposição para acompanhar os eventuais esforços das comunidades no que se refere a ações destinadas ao apoio a famílias atingidas. O processo deve partir de uma avaliação, feita pelas comunidades e sínodos, considerando também a sua capacidade de ação.

Se a decisão for pela ajuda humanitária, as comunidades poderão encaminhar projetos, via sínodos, para o Fundo de Emergências da FLD. A partir daí, a FLD promoverá uma Campanha Solidária para arrecadar recursos a serem destinados aos projetos recebidos.