DOAR AGORA

Povos indígenas foram destaque na Cúpula dos Povos

Povos indígenas foram destaque na Cúpula dos Povos
17 de junho de 2012 zweiarts

As diversas etnias indígenas que participaram da Cúpula dos Povos – cerca de 20 delegações – são destaque no Aterro do Flamengo, durante a Cúpula dos Povos. Com suas vestimentas, trazem alegria ao ambiente, mas também têm uma série de reivindicações e pedidos para o Governo Federal.

Awa Aridju (na foto) pertence à etnia Guarani Mbya, e vive na Aldeia Renascer Ywyty Guaçu, localizada em Ubatuba (SP). “Viemos em 60 pessoas. Nosso pedido é pela demarcação da terra onde vivemos. O processo já dura 13 anos e não temos nenhuma definição ainda. Também estamos gritando contra o Governo Federal e contra a construção de usinas, como a de Belo Monte. Isso traz muita destruição, e os resultados prejudicam não somente a nós, mas a todo o povo brasileiro.”

As maiores preocupações do cacique e professor Milton Jorge Turi Rondon, dos Terena que vivem na região de Rondonópolis (MS), são a saúde, a educação e a sustentabilidade. “A única coisa que temos recebido do governo é descaso. Especialmente no que se refere à saúde, que é a coisa mais importante para o ser humano.”