DOAR AGORA

Projeto Criatitude coloca jovens luteranos no cenário internacional

Projeto Criatitude coloca jovens luteranos no cenário internacional
18 de junho de 2012 zweiarts

Um grupo de jovens luteranos está participando da Cúpula dos Povos, no Rio de Janeiro (RJ), o evento organizado pela sociedade civil paralelamente à conferência oficial da Rio+20. Os 28 jovens da IECLB, pertencentes a 10 sínodos, e seis de igrejas luteranas da Bolívia, Chile, Colômbia, Nicarágua e El Salvador integram o projeto Criatitude – Rumo à Rio+20, da Secretaria Geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), junto com a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e com a Federação Luterana Mundial (FLM).

O grupo integra a Caravana da Juventude, organizada pela Rede Ecumênica de Juventude, a REJU. São cerca de 200 pessoas – jovens e adultos – hospedados no Instituto Bennet, colégio e faculdade metodistas, localizado próximo do Aterro do Flamengo, onde está montada a Cúpula dos Povos.

“O projeto Criatitude – Rumo à Rio+20 começou em 2011, com a elaboração da Cartilha Criatitude, uma parceria do Conselho Sinodal da Juventude Evangélica do Sínodo Rio dos Sinos (Cosije), da Secretaria Geral da IECLB através da Secretaria de Educação e da FLD”, disse a coordenadora do Programa de Voluntários de Missão Internacional e pessoa de referência para assuntos da juventude, a diácona Simone Voigt.

A cartilha Criatitude foi criada a partir do Tema do Ano da IECLB de 2011, Paz na Criação de Deus, Esperança e Compromisso, já pensando no tema de 2012, Comunidade Jovem, Igreja Viva, e também na Rio+20. O material serviu como ferramenta para se trabalhar o Mês de Missão de 2011 do Conselho Nacional da Juventude (Conaje).

“A cartilha foi a semente para o Criatitude – Rio+20 –“, relatou Simone. “Esta iniciativa coloca a juventude luterana como protagonista em um evento histórico, internacional”, afirmou a assessora de projetos da FLD, Marilu Nörnberg Menezes, que também está na coordenação do projeto.

Os jovens e as jovens participaram no dia 17 da Vigília Por Justiça Social e Ambiental, contra a Mercantilização da Vida, no Aterro do Flamengo. Também estão ministrando oficinas no Bennet para outros jovens e vão apresentar uma palestra na Cúpula dos Povos no dia 19 de junho, intitulada Criatividade e Protagonismo – Criatitude, na tenda da Juventude e Justiça Socioambiental. Além disso, vão participar com milhares de outras pessoas do Dia da Mobilização Global, no dia 20 de junho.

 

O que é:

A Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental é um evento organizado pela sociedade civil global em contraposição ao evento oficial da Rio+20. A Cúpula dos Povos acontece de 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ), com a participação de 20 mil pessoas.

http://cupuladospovos.org.br 

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada de 13 a 22 de junho, reúne delegados de organizações nacionais e internacionais, que discutem o tema O Futuro que queremos. No dia 20, participam da conferência a presidenta Dilma e outros chefes de Estado. O encontro marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92).

http://www.uncsd2012.org/

 

Foto: Alex Reblim/ADL