DOAR AGORA

Representantes de fundos de projetos reúnem-se na Argentina

Representantes de fundos de projetos reúnem-se na Argentina
10 de setembro de 2012 zweiarts

Nos dias 5 a 7 de setembro foi realizado o 5º Encontro entre Fundos de Pequenos Projetos da América do Sul, na cidade de Buenos Aires, Argentina. O evento dá continuidade a uma série de atividades que vem ocorrendo desde 2007, entre organizações que fazem a gestão de fundos de pequenos projetos na América do Sul.

O objetivo é fortalecer a identidade comum das organizações, valorizar seus princípios e qualificar suas formas de atuação, articulação e incidência. Além disso, é um espaço de formação, sendo que esta edição contou com o aprofundamento das temáticas de criatividade, inovação e comunicação a partir da assessoria da engenheira Mariana Cal, do Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA) e da Dra. Laura Rolla, da Universidad del Salvador (USAL). Os participantes também visitararm dois projetos apoiados pelo Fundo da Oficina Conjunta de Projetos (OCP), Argentina: um projeto de construção e melhoria de habitações, no bairro  El Cruce, em Moreno, e o projeto com crianças e adolescentes da Paróquia Florencio Varela.

Além da FLD, representada pelo assessor administrativo Dezir Garcia e pela assessora de projetos Juliana Mazurana, estiveram presentes a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), do Brasil, a Unión Nacional de Instituciones para el Trabajo de Accion Social (UNITAS), da Bolívia, Aportes para el Desarrollo Humano (Aportes), do  Peru, Corporación Fondo Agil (Cep), do Equador, Corporación de Servicio a Proyectos de Desarrollo (Podion), da Colômbia, Alianza para el Desarrollo de Pequeños Proyectos (ADPP), do Paraguai, Centro Regional Ecumênico de Asesoria y Servicio (CREAS), além da OCP, organizadora do evento, em parceria com Igreja Evangélica do Rio da Prata (IERP) e Igreja Evangélica Luterana Unida (IELU). A agência parceira Pão para o Mundo esteve representada por Henning Reetz.

O próximo encontro está previsto para o segundo semestre de 2013, no Perú, e visa construir posições e documentos conjuntos a fim de fortalecer esta articulação e ampliar o apoio a pequenos projetos.