DOAR AGORA

Responsabilidade social – apoiar bons projetos faz a diferença

Responsabilidade social – apoiar bons projetos faz a diferença
21 de dezembro de 2012 zweiarts

Os 125 funcionários e funcionárias da empresa de construção holandesa Bouwbedrijf Pennings, junto com sua diretoria, decidiram fazer neste Natal uma oferta para os catadores e catadoras de materiais recicláveis no Brasil, através da FLD. A cada ano, eles e elas escolhem um projeto de desenvolvimento em todo o mundo para receber um apoio nesta época.

A prática de muitas empresas holandesas é resultado de um forte compromisso social. “Nem todos/as clientes gostam de receber uma garrafa de vinho, uma agenda ou um presente qualquer de final de ano. Achamos mais significativo fazer uma doação para projetos que se mostrem efetivos nas mudanças que provocam no mundo. Vimos isto no Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), em parceria com a FLD”, contou Sandra Renkens, que trabalha na Bouwbedrijf Pennings. Ela conheceu o MNCR em Porto Alegre (RS) em 2011, quando esteve no Brasil.

Para os diretores Hans Graafmans e Frans van Vuuren, é sempre uma grande satisfação saber que a oferta natalina chega a uma boa iniciativa e é cuidadosamente investida. Doar para projetos é uma forma de contribuir de forma decisiva para a construção de uma outra realidade, mais inclusiva e mais justa.

“Estamos felizes de poder contribuir com os catadores e catadoras no Brasil. E parabenizamos a equipe da FLD, que apoia este trabalho. Em nome dos nossos/as funcionários/as desejamos a todos e todas um abençoado Natal e muito sucesso no próximo ano.”

Bons projetos funcionam

“Durante minhas férias no Brasil eu visitei, junto com minha cunhada, Angelique van Zeeland, que trabalha na FLD, um galpão de catadores e catadoras em Porto Alegre (RS). No início, senti pena das pessoas, mas o meu sentimento rapidamente mudou para orgulho”, contou Sandra Renkens.

“Fiquei orgulhosa pelo trabalho da Angelique e da equipe da FLD, e mais orgulhosa ainda pelo trabalho dos/as catadores/as – eles e elas tiveram a chance de uma vida melhor e agarraram esta chance!

Durante a visita, fiz muitas perguntas, quis saber tudo. Uma das catadoras me disse, com um sorriso, que é muito grata. Ela tem uma renda razoável, suas crianças podem ir à escola e até a um/a médico/a. Depois, ela me mostrou como trabalhar na prensa de papel.

Fiquei impressionada. Vi que projetos de desenvolvimento funcionam! Levei a proposta aos meus/minhas colegas na Bouwbedrijf Pennings, que concordaram em destinar a doação, no valor € 2.500,00, para cá.” 

Obs.: A ação de Natal da Bouwbedrijf Pennings resultou em um cartão de Natal, que divulga o trabalho do MNCR. O cartão será distribuído entre seus/suas clientes.