DOAR AGORA

Aliança ACT promove oficina de Apoio Psicossocial em El Salvador

Aliança ACT promove oficina de Apoio Psicossocial em El Salvador
23 de novembro de 2013 zweiarts

Integrantes de diversos fóruns ACT da América Latina, América Central e do Caribe participaram da Oficina de Apoio Psicossocial de Base Comunitária, promovida pela Aliança ACT e a Igreja da Suécia, em El Salvador, entre os dias 18 e 22 de novembro de 2013. A assessora do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), Daniele Schmidt Peter, em nome da FLD, e o diretor executivo da organização Diaconia de Recife, Armindo Klumb, representaram o Fórum Ecumênico ACT Brasil. Praticamente nas mesmas datas da formação voltada à América Latina e Caribe, a FLD realizou oficina semelhante, mas de âmbito nacional, para organizações da sociedade civil e igrejas, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

O trabalho nesta área considera que o bem estar individual e coletivo depende de várias áreas, que estão interrelacionadas. Assim, tão importante quanto atender as necessidades básicas das pessoas em uma situação de emergência, como água, comida, roupas, abrigo, o apoio psicossocial inclui o trabalho para o alcance de uma vida estável e de recuperação da dignidade, esperança e bem-estar da comunidade como um todo. Este processo deve envolver as pessoas afetadas e as estruturas de apoio local existentes, de modo a desenvolver as capacidades e a resiliência das comunidades, criando um ambiente que permita a recuperação além da ajuda imediata, mas a médio e longo prazo, após um evento traumático.

Como parte da formação desenvolvida durante o encontro, as/os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a prática do apoio psicossocial realizada pela Comunidade Luterana Bendición de Dios, na localidade de Cara Sucia. Ali, oferecem um espaço seguro e de reflexão para crianças, jovens, homens e mulheres que são atingidos pelas cheias do rio Paz, provocadas pelo desmatamento das margens do rio, ocorridas ao longo dos anos nesta localidade.

A comunidade luterana também está fortemente envolvida na defesa de direitos de populações que vivem na região e que estão sendo ameaçadas de expulsão de suas propriedades por conta de grandes empreendimentos que querem se instalar na região, banhada pelo Oceano Pacífico, com um rico ecossistema.

A oficina foi uma oportunidade de formação na área de Apoio Psicossocial, aproximação e estreitamento de laços entre os vários Fóruns de ACT presentes no encontro e de partilha das experiências em emergências, incidência e desenvolvimento. AS/os participantes do encontro se comprometeram a replicar, em seus respectivos países, o conhecimento adquirido, ampliando ainda mais esta ação a partir de comunidades locais.

Texto: Daniele Peter e Armindo Klumb