DOAR AGORA

Campanha contra perda e desperdício de alimentos pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

Campanha contra perda e desperdício de alimentos pelo Dia Mundial do Meio Ambiente
3 de junho de 2013 zweiarts

Seguindo o lema “Pensar. Comer. Conservar”, o Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (PNUMA) em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, está reforçando a campanha contra a perda e o desperdício de alimentos, juntamente com a promoção de outras atitudes, como a organização comunitária de espaços públicos, redução do uso de sacolas plásticas, busca por novas alternativas de meios de transporte, entre outros.

A ideia é sensibilizar as pessoas sobre os problemas do meio ambiente e fazer com que todos/as assumam sua responsabilidade e também seu potencial em se tornarem agentes pelo desenvolvimento sustentável e igualitário, também disseminando informações sobre os impactos ambientais das escolhas que as pessoas fazem em relação à comida. Dados da Organização da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO) revelam que 1.3 bilhão de toneladas de comida é desperdiçado, ao mesmo tempo em que uma de cada sete pessoas do mundo sofre de fome e, a cada dia, mais de 20 mil crianças menores de 5 anos morrem do mesmo mal.

A campanha deste ano faz um convite para a promoção de atividades nas comunidades e o exercício do poder da decisão coletiva para reduzir o desperdício, economizar recursos, reduzir o impacto ambiental e forçar mudanças nos processos de produção dos alimentos para torná-los mais eficientes. Para isso, o site da PNUMA oferece uma página para registro de ações que beneficiem o meio ambiente, (através do endereço http://www.unep.org/portuguese/wed/activities/register/) e disponibiliza também um guia rápido de dicas ecologicamente corretas para quem gostaria de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e não sabe como, que pode ser acessado no link http://www.unep.org/wed/WEDpack/.

A importância da mobilização se faz necessária no momento em que a FAO também estima que um terço da produção de comida é perdida – e todos os recursos usados na sua produção, desperdiçados. De acordo com a organização, são necessários mil litros de água para produzir um litro de leite, e cada hambúrguer consome 16 mil litros de água por meio de ração para o gado, mostrando que o desperdício de alimentos é um enorme consumidor de recursos naturais e contribuinte para impactos negativos no meio ambiente.

Por isso, medidas conscientes como a seleção de alimentos orgânicos, que não usam produtos químicos no processo de produção, e a compra de produtos fabricados localmente, que não foram importados de outras partes do mundo, estão sendo promovidas.

Para saber mais sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente acesse: www.unep.org/portuguese/wed. Mas se você tem interesse em conhecer melhor a Campanha Pensar. Comer. Conservar clique no link: www.thinkeatsave.org.

Texto: Adital / Foto: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente/Meio Ambiente para o Desenvolvimento