DOAR AGORA

Carlos Gilberto Bock se despede da FLD em celebração de envio para nova função

Carlos Gilberto Bock se despede da FLD em celebração de envio para nova função
30 de agosto de 2013 zweiarts

Foi com um misto de tristeza e de alegria que no dia 29 de agosto, quinta-feira, a equipe da FLD e convidados despediram-se do secretário executivo Carlos Gilberto Bock, que assume em Genebra (Suíça), no dia 2 de setembro, sua nova tarefa como diretor do Departamento de Missão e Desenvolvimento (DMD), da Federação Luterana Mundial (FLM).

“Tive a alegria, o privilégio, a honra e o desafio de trabalhar por cinco anos como secretário executivo da FLD. A decisão de aceitar um novo desafio profissional foi muito difícil. Estava profundamente identificado com o trabalho e a missão da Fundação Luterana. Neste período, empenhei o melhor dos meus dons, tempo e energia pela sua causa, não sem eventuais erros e dificuldades”, disse Bock.

De acordo com ele, a FLD está se desenvolvendo e crescendo, em quantidade e em qualidade, tanto na ampliação das suas modalidades de atuação institucional, como na definição da sua visão estratégica. “De um lado, afirma o seu mandato e identidade, a partir do vínculo e pertencimento confessional com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), e, de outro, atua com um claro compromisso público e ecumênico na sociedade brasileira, na promoção da diaconia, da defesa de direitos e do desenvolvimento transformador.”

“Sinto-me realizado e amplamente recompensado, pessoal e profissionalmente, por este ministério”, afirmou. Nos agradecimentos, Bock lembrou a Presidência e Secretaria Geral da IECLB, pelo apoio recebido, e os 18 sínodos da Igreja, “que estão assumindo, de forma crescente, que a FLD lhes pertence”.

Ainda, agradeceu de forma especial à Diretoria Executiva e ao Conselho da FLD e à equipe. “Sou grato às colegas e aos colegas, também aqueles/as que já saíram, porque estão absolutamente empenhadas e empenhados em dar sua melhor qualidade profissional e pessoal para que a FLD seja fiel às causas para as quais foi criada. Tenho orgulho de ter trabalhado com esta equipe diferenciada. Não por último, sou grato à minha família que me apoiou e incentivou neste período de grandes exigências.”

No evento de envio, falaram a secretária geral da IECLB, Ingrit Vogt, que representou a IECLB, o presidente da Diretoria da FLD, Carlos Hopfer, a coordenadora programática da FLD, Marilu Menezes, e o pastor Dr. Walter Altmann, pelas relações de amizade e profissionais.

Diversas convidadas e diversos convidados prestigiaram o evento, incluindo representantes de projetos, de parceiros estratégicos da FLD – Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) e Conselho de Missão entre Indígenas (COMIN) – e do mundo ecumênico.

A nova secretária executiva, pastora Cibele Kuss, assume a FLD no dia 4 de setembro. 

Na foto (esq. para dir.): Marluí, Juliana, Marilu, Angelique, Julio, Carlos, Rogério, Viviane, Susanne e Valdirene – equipe da FLD. Faltam Eliege, que está em viagem, Maria Helena e Ângela, do projeto na fronteira do RS, e Cristiano, vinculado ao MNCR.