DOAR AGORA

Chuvas no Espírito Santo

Chuvas no Espírito Santo
26 de dezembro de 2013 zweiarts

O número de mortes no Espírito Santo já chega a 20 (no dia 26 de dezembro), de acordo com informações da Defesa Civil, em decorrência das intensas e prolongadas chuvas que ocorrem praticamente em todo o estado desde o início do mês – intensificadas nos últimos dias. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural informou que não chovia tanto no estado há pelo menos 90 anos.

Em algumas cidades, pessoas que estavam desalojados estão retornando para suas casas. O levantamento das pessoas afetadas continua prejudicado pela dificuldade de acesso a muitas localidades, algumas totalmente isoladas pela intensa inundação, sem comunicação, água potável e energia elétrica. O número de pessoas que ainda estão em abrigos ou casas de parentes e amigos em decorrência das chuvas é de 48.601. Destas, 4.565 pessoasforam acolhidas em abrigos e 44.036 estão em casas de parentes e amigos.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil continua enviando alertas de Risco de inundação e deslizamento de terra nas regiões com mais chuvas. Os coordenadores de Defesa Civil dos municípios foram informados acerca dos procedimentos de avaliação contínua dessas áreas e, caso necessário, evacuação emergencial. O governo decretou situação de emergência em todas as áreas afetadas.

Solidariedade na IECLB

“O Natal de 2013 foi diferente para as/os capixabas. Devido às fortes chuvas ocorridas nos últimos 10 dias no estado, milhares de famílias passaram o Natal em abrigos improvisados ou sepultando os seus mortos. Foi um Natal diferente: de muita dor e desespero, além de prejuízos materiais”, escreveu o pastor sinodal do Sínodo Espírito Santo a Belém da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Joaninho Borchardt. O estado concentra um grande número de comunidades e paróquias luteranas.

No dia 21 de dezembro, ainda em Fortaleza, o pastor sinodal emitiu uma carta sobre a situação, com depoimentos de ministros da IECLB em alguns locais atingidos. Leia a carta na íntegra. A Presidência da IECLB, por sua vez, emitiu uma carta pastoral, chamando a todas e todos para a solidariedade. Leia a carta pastoral na íntegra. 

Acompanhamento da FLD 

A partir de diálogo com a Secretaria Geral da IECLB, a FLD entrou em contato com o pastor sinodal Joaninho Borchardt, disponibilizando-se para prestar apoio durante o processo de recuperação, conforme indicado no Mecanismo de Atuação em Emergências (FLD/IECLB).

Ao se colocar em solidariedade com a população do Espirito Santo, a secretária executiva da FLD lembrou que “estes são momentos que exigem atuação em conjunto para que se encontrem formas de ajudar a aliviar o sofrimento de quem está sendo diretamente atingido”.

Doações

Comunidades ou mesmo pessoas físicas podem ser solidárias com o povo capixaba, enviando doações em dinheiro para a conta da IECLB:

  • Banco do Brasil: Agência 0010-8 – Conta corrente 60.000-8; CNPJ 92.926.864/0001-57.

Os valores e origem dos valores devem ser informados, via o endereço secretariageral@ieclb.org.br. A partir do levantamento das necessidades que o Sínodo Espírito Santo a Belém fará, as doações serão devidamente encaminhadas.

O Sínodo Espírito Santo a Belém também disponibilizou contas bancárias para o recebimento de auxílio financeiro:

  • Bradesco: Agência 2197-0 – Conta corrente 7.204-4
  • Banestes: Agência 271 – Conta corrente 6.391.809
  • Sicoob: Agência 3008 – Conta corrente 71.467-4

Foto: Alex Reblim/Prenúncio das últimas chuvas em Laranja da Terra (ES).