DOAR AGORA

Contando e recontando histórias – vidas a serviço dos povos indígenas

Contando e recontando histórias – vidas a serviço dos povos indígenas
20 de agosto de 2013 zweiarts

“Ao longo destes anos junto com o povo Kulina sinto o diálogo cada vez mais rico entre duas maneiras de ver a vida e se relacionar com ela como um processo integral. Cada vez mais aprendo com este povo, que sabe do mistério da vida, do essencial, do compartilhar, do respeito à natureza, à criança e ao convívio com outros. Não tenho uma visão romântica. Os Madiha se chamam gente, que nem nós. Eles sabem das suas falhas. Os mitos narram isto.” Walter Sass

O texto faz parte da publicação Caminhos sinuosos, organizado por Walter Sass, que resgata uma parte da história do trabalho da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) junto aos povos indígenas. A publicação traz uma coletânea de textos compilados em mutirão com obreiras e obreiros do Conselho de Missão entre Indígenas (Comin), parceiro estratégico da FLD, que atuam ou atuaram na organização.

Como diz o ex-secretário executivo do Comin, Arteno Spellmeier, o livro é uma realidade pela insistência e persistência de Sass. Obreiro aposentado do Comin, nasceu na Alemanha em 1949, cursou Teologia em Hermannsburg entre 1966 e 1973 e fez mestrado em Teologia na Universidade de Hamburgo, entre 1974 e 1976.

Em 1979, já estava no Brasil, trabalhando com a IECLB em Ariquemes e Ouro Preto, nas novas áreas de colonização, atendendo também comunidades luteranas no Acre, Amazonas e Roraima. Entre 1985 e 1991, trabalhou com o povo Kulina no Médio Juruá (AM). Voltou para a Alemanha, onde ficou de 1992 a 1998 como pastor em Stapel.  De volta ao Brasil em 1998, passou a trabalhar junto aos Deni, com quem também desenvolveu um trabalho emocionante.

Caminhos sinuosos – Resgate histórico da missão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil com povos indígenas na área geográfica do Sínodo da Amazônia; Editora Oikos – www.oikoseditora.com.br.

Imagem: Rio Juruá/European Space Agency