DOAR AGORA

Diaconia e Sustentabilidade são temas de seminário ligado ao projeto Diaconia em Rede

Diaconia e Sustentabilidade são temas de seminário ligado ao projeto Diaconia em Rede
27 de setembro de 2013 zweiarts

A Coordenação de Diaconia da Secretaria de Ação Comunitária/Secretaria Geral, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) promoveu, junto com a Fundação Luterana de Diaconia, o 3º Seminário de Diaconia do Rio Grande do Sul. O encontro, realizado no dia 26 de setembro, na sede da FLD, em Porto Alegre (RS), reuniu representantes de 17 organizações diaconais vinculadas à IECLB.

Por demanda das e dos participantes, foram abordados os temas da Diaconia e da Sustentabilidade. A professora Dra. Márcia Paixão, da Universidade Federal de Santa Maria/RS, apresentou o tema da manhã, com base nos textos de Lucas 6.32-36 e de Marcos 12.18-31. “São considerados os textos básicos para quem quer entender o que é Diaconia”, esclareceu a coordenadora de Diaconia da IECLB, Leila Schwingel.

“O desafio é estarmos dispostas e dispostos a trabalhar com as pessoas ‘diferentes’, que nos ‘desassossegam’”, disse Leila. “É mais difícil, mas fazer Diaconia exige escutar, entender e estar junto daquelas e daqueles que vivem em outras condições, outras realidades.”

Na parte da tarde, o tema Sustentabilidade foi apresentado pelo assessor Egidio Fiorotti.

Seminários

A série de encontros fortalece o projeto Diaconia em Rede, busca reunir instituições e organizações que têm trabalhos na área de crianças, adolescentes e jovens, vinculadas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

O primeiro, realizado nos dias 7 e 8 de novembro de 2012, em Viamão (RS), tratou do Marco Regulatório (referente à relação do Estado com as organizações da sociedade civil) e a Confessionalidade Luterana. Já o segundo encontro,

Já no segundo encontro, nos dias 11 e 12 de junho de 2013, em São Leopoldo (RS), foram trazidos os temas Planejamento, monitoramento e avaliação (PMA) e Que rede é essa – para que as e os participantes tivessem uma visão mais acertada da real proposta de uma articulação em rede.

O projeto Diaconia em Rede tem apoio da Federação Luterana Mundial e de Pão para o Mundo.