DOAR AGORA

Diaconia em Rede dá primeiros passos para ser concretizada

Diaconia em Rede dá primeiros passos para ser concretizada
20 de junho de 2013 zweiarts

“Participar deste encontro foi uma oportunidade muito rica para reforçar os vínculos já existentes”, disse a administradora da Associação Evangélica de Ação Social em Novo Hamburgo (AEVAS), Fabiane Kuhn. “Mas também para conhecer novas pessoas e novas instituições que vivenciam realidades e desafios muito parecidos com os nossos”. A fala referiu-se ao 2º Seminário de Diaconia, realizado nos dias 11 e 12 de junho, em São Leopoldo, reunindo instituições e organizações que têm trabalhos diaconais na área de crianças, adolescentes e jovens no estado do Rio Grande do Sul, vinculadas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

O seminário foi promovido pela Coordenação de Diaconia da Secretaria de Ação Social/Secretaria Geral da IECLB, em conjunto com a Fundação Luterana de Diaconia e com a Amencar. “O objetivo é justamente este”, confirmou a coordenadora de Diaconia, Leila Schwingel. “Criar um espaço para que as organizações ligadas à IECLB se encontrem, troquem ideias e assumam a proposta de criar uma rede de Diaconia.”

O primeiro encontro foi realizado nos dias 7 e 8 de novembro de 2012, em Viamão (RS). Naquela oportunidade, foram abordados o Marco Regulatório (referente à relação do Estado com as organizações da sociedade civil) e a Confessionalidade Luterana. Além disso, foi realizado um diagnóstico rápido participativo e elaborado um plano de ação para coletivo de instituições do RS.

Neste segundo encontro, foram trazidos os temas Planejamento, Monitoramento e Avaliação e Que rede é essa – para que as e os participantes tenham uma visão mais acertada da real proposta de uma articulação em rede. “Não é simplesmente reproduzir o que se tem como instituição individual, mas é criar um espaço diferenciado, criativo, democrático, com um projeto ético-político comum e com uma atitude empreendedora – no bom sentido da palavra – e corresponsável”, afirmou a assessora Adriane Vieira Ferrarini.

Plano de ação

A partir de indicações tiradas no primeiro seminário, as e os participantes propuseram um plano de ação para a sequência, incluindo três elementos: Gestão, comunicação e práxis diaconal, sendo que formação perpassa todos estes.

Um encaminhamento concreto dado pelo grupo foi o apoio a criação de um site, para representar a rede nacional de diaconia de forma virtual. Para tanto, foi criado um grupo de referência, que dará andamento à proposta que estará sendo formatada pela FLD.

“Estamos muito satisfeitas com os resultados”, confirmou a coordenadora de Diaconia da IECLB. “O número de instituições participantes aumentou de um encontro para o outro, e vimos muito interesse, perguntas, dúvidas e disposição de construir esta rede de Diaconia.”

Diaconia em Rede

Desde 2011, a Coordenação de Diaconia vem trabalhando com a FLD, buscando fortalecer o tema nos sínodos da IECLB. Assim surgiu o projeto Diaconia em Rede, apresentado pela FLD e que tem apoio da Federação Luterana Mundial e de Pão para o Mundo. Os encontros realizados no RS, Sínodo Sudeste e a Consulta Nacional de Metodologias de Superação da Violência são ações que se deram na perspectiva de formação da Rede Nacional de Diaconia.