DOAR AGORA

Encontro nacional apresenta bons exemplos de experiências diaconais na IECLB

Encontro nacional apresenta bons exemplos de experiências diaconais na IECLB
27 de abril de 2013 zweiarts

A exposição interativa Nem tão Doce Lar, a Rede de Comércio Justo e Sustentável e a proposta de atuação em emergências/desastres naturais com ênfase no Apoio Psicossocial de Base Comunitária, três ações desenvolvidas pela FLD, foram apresentadas pela assessora de projetos, Marilu Nörnberg Menezes, no encontro anual do Conselho Nacional de Diaconia (Conad) da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Realizado nos dias 26 e 27 de abril, em São Leopodo (RS), o encontro reuniu representantes de 17 sínodos da IECLB, da Associação Vida Digna (Avidi), da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (Oase), da Comunhão Diaconal (COD), da Casa Matriz de Diaconisas (CMD), da Faculdades EST/Formação Diaconal, do Conselho da Igreja e da FLD.

Na oportunidade, também foram relatados trabalhos diaconais desenvolvido nos sínodos e nos grupos organizados nacionalmente. Algumas experiências nas áreas de envelhecimento, dependência química, cursos multiplicadores de diaconia, além do processo de organização das instituições diaconais que acontece em alguns sínodos, foram compartilhadas. A professora Cleci Koch, do Sínodo Uruguai, falou sobre o trabalho na área do Cuidado com o Envelhecer. Destacou a importância da abordagem de questões relacionadas com espiritualidade, cuidado com a saúde e com a sexualidade.

O grupo de Diaconia da Paróquia Evangélica de Rolante (RS), Sínodo Nordeste Gaúcho, mostrou seu trabalho através da apresentação da pastora Gabrielly Ramlow Allende e por Marli Petry. Com a venda de roupas usadas, o grupo obtém recursos usados para auxiliar pessoas empobrecidas (alimentos, medicação e exames), compra de objetos e utensílios para pessoas com deficiência, doação de roupas e calçados, enxovais para recém-nascidos, ajuda em caso de catástrofes naturais, entre outros. Dez por cento do resultado das vendas são direcionados para a Campanha Vai e Vem, da IECLB.

A diácona Simone Voigt abordou a experiência do curso Multiplicadores e Multiplicadoras de Diaconia, desenvolvido no Sínodo Vale do Itajaí em 2012. Uma das seis etapas do curso foi feita em conjunto com o conselho sinodal. O curso foi marcante para a vida das pessoas, a tal ponto de levá-lo a decidir reencontrar-se em 2013 em cindo datas agendadas.

Um repelente natural contra o mosquito da dengue, que afeta vários estados brasileiros, foi distribuído a todas as pessoas participantes, uma gentileza de Chirlei Weber, do Sínodo Mato Grosso.

A diácona Cátia Berner, do Sínodo Noroeste Riograndense, relatou sobre o trabalho desenvolvido pelo Conselho de Missão e Diaconia na área de dependência química. O trabalho iniciou a partir de uma consulta feita sobre as necessidades da região. Assessoria foi buscada na Cruz Azul, que tem larga experiência na área. O conselho organizou um seminário sobre o assunto na cidade de Três Passos (RS).

Dirci Bubantz, da Instituição Beneficente Martinho Lutero, de Belo Horizonte (MG), relatou sobre o processo de análise das ações diaconais institucionalizadas dentro do Sínodo Sudeste. Com o apoio da FLD, o sínodo organizou e publicou um balanço social de suas instituições.

Ainda, a noite de sexta-feira foi reservada para um momento celebrativo, relembrando a caminhada dos 25 anos da diaconia como setor de trabalho organizado nacionalmente na igreja luterana.

Fonte: http://www.luteranos.com.br