DOAR AGORA

Especialização voltada à educação na diversidade está na sua terceira edição

Especialização voltada à educação na diversidade está na sua terceira edição
13 de fevereiro de 2013 zweiarts

Diversidade como elemento de união: o curso de especialização Educação, Diversidade e Culturas Indígenas, oferecido pelo Conselho de Missão entre Indígenas (Comin) em parceria com a Faculdades EST, tem como objetivo qualificar professores/as, educadores/as e lideranças comunitárias para práticas em educação na diversidade, com ênfase nas culturas indígenas. Os/as formados/as no curso de também estarão aptos a assumir e multiplicar em suas escolas e áreas de atuação a execução da Lei Federal nº. 11.645, que torna obrigatória a inclusão das temáticas história e cultura afrobrasileira e indígena no currículo oficial da rede de ensino pública e privada.

Na sua terceira edição, o curso de especialização reúne 25 estudantes de diversas partes do país, incluindo nove indígenas. Durante a primeira etapa, realizada de 21 de janeiro a dois de fevereiro, uma parte da disciplina de Fundamentos da Antropologia foi ministrada na aldeia guarani da Estiva, em Viamão (RS). A própria comunidade guarani assumiu a tarefa de educadora: além de falar sobre sua história e realidade, mostrou seu artesanato e ofereceu uma refeição com comida típica, preparada à base de milho e da batata doce. Já a disciplina Direito e Legislação Indígena foi conduzida pela professora kaingang Lucia Fernanda Jófej, especialista em Biodiversidade e representante dos povos indígenas na Organização das Nações Unidas (ONU), na comissão de estudos sobre a Biodiversidade. “Uma vez que a ênfase da especialização está centrada na valorização das culturas indígenas, a presença de discentes e docentes indígenas é imprescindível”, afirmou a coordenadora e professora do curso, Cledes Markus. “Temos alunos/as e professores Kaingang, Tupiniquim, Kaiowá, Terena e Baniwa”.

Com carga horária de 400 horas, o curso Lato Sensu em Educação, Diversidade e Cultura Indígena tem duração de dois anos, contemplando três módulos de aulas presenciais e a produção de um trabalho de conclusão. As próximas etapas desta edição acontecem em julho de 2013 e em janeiro de 2014. Mais informações, pelo email comin@est.edu.br

Foto: Divulgação/Comin