DOAR AGORA

Estamos todos e todas atônitos, estarrecidos, comovidos pela dor

Estamos todos e todas atônitos, estarrecidos, comovidos pela dor
27 de janeiro de 2013 zweiarts

A Fundação Luterana de Diaconia se solidariza com as famílias enlutadas, amigos e amigas e colegas das vítimas da tragédia ocorrida na madrugada de 27 de janeiro, em Santa Maria (RS) e busca consolo nas palavras do pastor presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IELCB), pastor Nestor Friedrich:

Tantas vezes cantamos e oramos nos nossos cultos comunitários Kyrie eleison, expressão bíblica que eleva a Deus o clamor de indivíduos e grupos de pessoas que passam por situações de dor humanamente insuportável. Kyrie eleison: Senhor, tem compaixão! Com linguagem contextualizada, esse clamor foi traduzido na canção, que diz:

Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade!


A um só tempo geme a criação.


Teus ouvidos se inclinem ao clamor dessa gente oprimida.

Apressa-te com tua salvação!

Acredito que, com relativa naturalidade, podemos admitir que nem sempre captamos a profundidade desse clamor expresso pelo Kyrie eleison, a não ser quando nós mesmos somos diretamente confrontados com tragédias. Diante do que ocorreu em Santa Maria, creio que foi diferente: não somente familiares, pessoas amigas e colegas das vítimas do incêndio. Pessoas próximas e desconhecidas das vítimas, cidadãos do Brasil e de outros países – todos e todas – estão atônitos, estarrecidos, comovidos. Enquanto comunidade cristã, clamamos e perguntamos: Senhor, tem compaixão! Senhor, por quê?

Ainda assim, em meio à dor e às lágrimas, manifestamos nossa palavra de solidariedade às famílias enlutadas e as encorajamos a confiar na presença consoladora e fortalecedora do Deus Criador que supera nosso entendimento e nossa dor. Com o apóstolo Paulo cremos: Porque se fomos unidos com Cristo na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição (Romanos 6.5). Movidos pela fé no Cristo ressurreto, o eco do nosso clamor passa a conter acordes de esperança:

Senhor, a tua paz bendita, irmanada com justiça abrace o mundo inteiro.


Tem compaixão! O teu poder sustente no caminho o teu povo.


Teu reino venha a nós!


Kyrie eleison!


Em solidariedade e fé, 


Nestor Paulo Friedrich, pastor presidente da IECLB


Foto: lustração/http://pt.gdefon.com