A FLD contou com a presença do estudante alemão Maximilian Aichele, entre 8 de fevereiro e 8 de março 2013, através de um estágio. O período coincidiu com as férias do intercâmbio de dois semestres que o jovem realiza em Buenos Aires, Argentina, no Instituto Superior Evangélico de Estudos Teológicos (ISEDET). O intercâmbio tem o apoio da Federação Luterana Mundial (FLM).
O estudante de Teologia, natural de Riedlingen, sudoeste da Alemanha, iniciou os estudos em 2007, na Escola Superior Augustana de Neuendettelsau. A continuidade se deu na Universidade de Humboldt, em Berlim e, a conclusão será em Eberhard Karls Universität Tübingen, em 2014. Ele retorna a Buenos Aires neste domingo.
Max, como é chamado, contou que antes de chegar ao Brasil, estagiou com a Iglesia Evangélica del Rio de La Plata (IERP), em uma pequena comunidade chamada Katueté no Paraguai, onde se fala português.
“A minha intenção era conhecer o trabalho de desenvolvimento na América Latina, fazendo a experiência na administração. Ainda não estou seguro se vou trabalhar como pastor depois de terminar os meus estudos – posso me imaginar também trabalhando na área de desenvolvimento, ou no intercâmbio entre Alemanha e América Latina,” disse.
Max já esteve no Brasil em 2006 e 2007, quando aprendeu a língua portuguesa. Participou de um trabalho voluntário em Palhoça (SC), em uma instituição que se dedica ao atendimento de dependentes químicos.
No escritório da FLD, fez traduções (português-alemão, inglês-português), escreveu vários artigos sobre os projetos apoiados para a divulgação no site da fundação e nas redes sociais, entre outras tarefas. “Escrevendo os artigos tive uma oportunidade muito boa para conhecer os projetos da FLD e receber auxílio com o Português: a melhor forma de aprender uma língua!”
Durante o estágio, Max visitou projetos apoiados pela FLD, entre os quais os empreendimentos solidários Justa Trama Univens e Cooperbom, além de um grupo de catadores ligado ao Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e uma casa de apoio a pessoas com HIV- Casa Fonte Colombo. Nos dias 5 e 6 de março, ele participou da oficina de capacitação e articulação na área de frutas nativas em Passo Fundo (RS), evento apoiado pela FLD que reuniu alguns dos grupos ligados à Rede de Economia Solidária da FLD.
“Foi uma grande experiência estar na FLD, conhecer os projetos apoiados e viver o bom ambiente que há no escritório entre os colegas. Com certeza, a experiência vai ser proveitosa – sim ou sim: para o trabalho pastoral – com uma visão latino-americana de Diaconia – ou se eu quiser atuar algum dia na área de desenvolvimento na América Latina”, concluiu.
Foto: Confraternização da equipe da FLD com Maximilian Aichele (o primeiro à esq. sentado)