DOAR AGORA

FLD contribui com publicação sobre a relevância dos fundos de projetos

FLD contribui com publicação sobre a relevância dos fundos de projetos
25 de fevereiro de 2013 zweiarts

A edição 126 da Revista Proposta, já disponível na internet e que traz o debate sobre os fundos populares, traz um artigo de autoria de uma das assessoras de projetos da Fundação Luterana de Diaconia, Angelique van Zeeland. Intitulado “Fundo de projetos – apoio solidário para promoção de justiça e transformação social” mostra a importância do apoio solidário aos projetos sociais e destaca depoimentos de participantes de grupos apoiados.

“A dimensão solidária dos Fundos de projetos se expressa na sua acessibilidade para grupos de base que não encontram facilidades com outros apoios, no apoio solidário as iniciativas inovadoras de caráter local, na promoção de processos de aprendizagem e produção coletiva de conhecimento, bem como no estímulo de articulação entre experiências locais e na formação de redes de incidência em políticas públicas,” afirma.

Segundo Angelique, os projetos objetivam fortalecer grupos populares, organizações comunitárias, comunidades eclesiais, instituições diaconais e movimentos sociais, o trabalho em rede e a incidência em políticas públicas voltadas para a promoção de justiça e a transformação social.

De 2000 a 2011 a FLD apoiou 595 projetos, voltada aos grupos pequenos, comunitários, muitas vezes de atores emergentes. A partir de 2010, a FLD passou a trabalhar com editais temáticos e, em alguns casos, também com enfoque geográfico. Como exemplos, ela cita editais nas áreas de Promoção de Direitos voltado à Juventude e à Comunicação; de Justiça Econômica voltado à Economia Solidária e ao Comércio Justo; de Justiça Socioambiental voltada à soberania e à segurança alimentar nos biomas Cerrado, Pantanal, Amazônia e Caatinga.

Angelique van Zeeland é membro do Grupo de Assessoria para Políticas e Práticas de Desenvolvimento da Aliança ACT, doutoranda em Economia em Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A Revista Proposta foi divulgada em versão digital, para adquirir a revista ou obter mais informações, basta contatar: comunicacao@fase.org.br

Para ler a revista clique em: http://www.fase.org.br/v2/pagina.php?id=3825

FONTE: Fundação Luterana de Diaconia

FOTO: Reprodução da capa de Proposta