DOAR AGORA

FLD estará presente no Seminário Internacional Teología y VIH y Sida en América Latina na Costa Rica

FLD estará presente no Seminário Internacional Teología y VIH y Sida en América Latina na Costa Rica
23 de abril de 2013 zweiarts

A FLD vai participar do Seminário Internacional Teología y VIH y Sida en América Latina, entre os dias 24 e 25 deste mês, em San José, Costa Rica. O teólogo e facilitador da exposição itinerante Nem Tão Doce Lar, Rogério Oliveira de Aguiar, vai apresentar um artigo a partir da sua dissertação de Mestrado, defendida recentemente, e participar da reunião que visa a continuação do projeto  Teologia e HIV Aids na América Latina em outro formato, distinto da primeira etapa que visava a formação acadêmica. 

A primeira etapa se deu em parceria com a EST-São Leopoldo/RS, onde foram financiadas bolsas de estudo de Mestrado (para pesquisas desenvolvidas na área da teologia com enfoque em HIV/Aids. O convite para participação da FLD nesse evento veio da diretora de estudos do programa, a prof. Dra. Valburga S. Streck. Além da FLD, estarão representadas neste evento as seguintes instituições: Faculdades EST, Universidad Bíblica Latino-Americana, Instituto Universitário ISEDET,  Pontificia Universidad Javeriana, Igreja Luterana da Suécia e IECLB. A igreja luterana brasileira estará representada na pessoa do pastor presidente Dr. Nestor Friederich. 

Rogério é um dos estudantes que participaram da primeira etapa do projeto Teologia e HIV Aids na América Latina. A dissertação de Mestrado “A práxis diaconal como resposta cristã à epidemia de HIV/Aids”, traz conclusões a partir da pesquisa participativa na instituição não governamental Casa Fonte Colombo (CFC), ligada à Igreja Católica e coordenada por Freis Capuchinhos Franciscanos. Segundo Rogério, “para que a Igreja Cristã auxilie na contenção da epidemia de Aids no Brasil, é necessário apresentar sinais concretos do evangelho de Jesus Cristo. Isso só é possível através da ‘práxis diaconal’ que se converte em instrumento de denúncia, libertação e controle social em favor daqueles/as que se encontram à margem,” disse. 

O artigo científico a ser apresentado por Rogério no Seminário Internacional Teología y VIH y Sida en América Latina, e que sintetiza o conteúdo da sua dissertação, vai compor uma publicação do evento, junto dos trabalhos dos outros bolsistas, tendo sido convidados dois pesquisadores/as de cada instituição parceira.  

Leia também: Teólogo defende práxis diaconal como resposta à epidemia de HIV/Aids