DOAR AGORA

FLD fala para acadêmicos/as da Faculdade IENH, em Novo Hamburgo

FLD fala para acadêmicos/as da Faculdade IENH, em Novo Hamburgo
10 de abril de 2013 zweiarts

No dia 6 de abril, acadêmicos do Curso Superior de Psicologia da Faculdade IENH, em Novo Hamburgo (RS), conheceram o trabalho desenvolvido pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD), na Oficina Projeto Social, ministrada pela professora Isabel Cristina Vetter Lizakoski. A iniciativa faz parte do Programa Educação para a Solidariedade, organizado pela Fundação Luterana.

O assistente de projetos da FLD, Rogério Oliveira de Aguiar, apresentou a instituição nos aspectos históricos, assim como a missão, suas áreas temáticas, temas transversais e os projetos que beneficiam diversos grupos nas regiões do Brasil. Sua missão é apoiar e acompanhar programas e projetos de grupos organizados da sociedade civil que fortaleçam o protagonismo das pessoas e suas comunidades, promovendo qualidade de vida, cidadania e justiça social.

As áreas temáticas fundamentam e definem as ênfases prioritárias do trabalho da FLD e do apoio a projetos. As cinco áreas são: Diaconia, Promoção de Direitos Individuais e Coletivos, Justiça Socioambiental, Justiça Econômica e Emergências. Os três temas transversais: Equidade de gênero, Protagonismo e Superação de Violências e Preconceitos devem permear o refletir e o agir dos indivíduos, grupos apoiados e a própria organização. Além de apoiar projetos de grupos e associações, são desenvolvidas outras ações, como a exposição interativa Nem Tão Doce Lar e a Rede de Comércio Justo e Solidário.